Economia Titulo
Honda: Abenomics precisa de uma versão atualizada e BoJ deveria agir já em junho
Por
01/06/2016 | 06:39
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) deve tomar mais medidas de relaxamento monetário em junho como parte de uma "atualização da versão" do pacote de medidas para impulsionar a economia, conhecido como "Abenomics", disse Etsuro Honda, conselheiro próximo ao primeiro-ministro, Shinzo Abe, nesta quarta-feira.

Etsuro Honda, um arquiteto de estratégias de crescimento econômico de Abe, pediu um aumento das compras de ativos do banco central, mas disse que era contra qualquer nova redução das chamadas taxas de juros negativas, em parte, devido à continuação da oposição pública a essa medida.

"O que é necessário agora é um upgrade da versão do Abenomics", disse Honda em entrevista ao The Wall Street Journal, referindo-se ao pacote de flexibilização monetária agressiva, a política fiscal flexível e revisões estruturais de Abe.

Desencadeando as recentes rodadas de estímulo fiscal e monetário, Honda acredita que as autoridades podem recriar a sensação de euforia do público, como ocorreu com o Abenomics há mais de três anos, com os objetivos de gerar inflação estável e crescimento econômico mais forte e mais estável, metas que ainda precisam ser alcançadas.

Diante do adiamento do aumento do imposto sobre vendas planejadas, "pessoalmente, eu acho que vai ser bom (para o banco central) agir neste mês", disse Honda.

Honda recomendou que o governo elevasse o pacote de gastos extras "de 5 trilhões de ienes (cerca de US $ 45 bilhões) para 6 trilhões de ienes, no mínimo," além do atraso no aumento do imposto sobre as vendas. Isso se compara com a despesa extra de mais de 10 trilhões de ienes em 2013, quando uma combinação de gastos do governo e compras de ativos em massa pelo banco central sacudiu temporariamente o sentimento do consumidor e deixou de lado seu pessimismo profundamente enraizado.

O BOJ deve elevar sua meta anual de compra de ativos dos atuais 80 trilhões de ienes, disse ele.

"Por que não aumentá-lo para 100 trilhões de ienes?", disse Honda, acrescentando que ainda há "muito, muito da dívida do governo" nos mercados que o banco central pode comprar.

O banco também pode começar a comprar ativos diferentes, tais como títulos municipais e dívida de agência do governo, e aumentar a sua meta de compra anual de fundos de ações negociados em bolsa, disse ele.

Mas Honda expressou objeção a quaisquer outros cortes da taxa cobrada sobre alguns depósitos em ienes detidos pelos bancos comerciais, a partir da atual, de -0,1%.

"Eu não acho que isso deve ser feito", disse Honda, em resposta a questões sobre a necessidade de novas reduções da taxa no curto prazo. "As taxas de juros reais do Japão já estão muito abaixo de zero, o que significa que o banco central não tem que empurrar as taxas nominais ainda mais para o território negativo", disse ele. Mesmo se as taxas forem ajustadas aos preços reais, ou adentrarem mais em território negativo, não necessariamente estimularia os empréstimos bancários.

Além disso, "as taxas negativas têm uma má reputação, e esta situação não foi ainda totalmente entendida", disse Honda. Tem sido meses desde que a política entrou em vigor em fevereiro, mas os consumidores "podem ainda não entender completamente" os benefícios das taxas negativas, disse ele. Eles ainda parecem preocupados que os bancos comerciais japoneses ao tentar amortecer o impacto das taxas negativas possam seguir os seus homólogos europeus e introduzir taxas adicionais para gerenciamento de contas, transformando efetivamente as taxas de depósito para as famílias em negativas, disse ele.

Honda disse que cabe ao banco central decidir se irá agir neste mês, mas ele alertou que "se eles não agirem em junho, poderia criar algum sentimento de ansiedade nos mercados sobre a razão do porquê deles estarem adiando". Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;