Setecidades Titulo São Bernardo
Música complementa a aprendizagem dos alunos de S.Bernardo

Projeto desenvolvido por educador e musicólogo propõe a gravação de DVD por 350 alunos do CEU Celso Daniel, no bairro Cooperativa

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


“Música traz sensação de felicidade e dá orgulho escutar o que você mesmo compôs”, revela o aluno do 4º ano do Ensino Fundamental do CEU (Centro Educacional Unificado) Celso Daniel, no bairro Cooperativa, em São Bernardo, Gustavo Jesus Domingos, 10 anos. O tímido e comportado garoto é um dos 350 estudantes da unidade de ensino, com idade entre 9 e 11 anos, que participam de projeto de educação musical iniciado há seis meses. Além de apresentar a criançada ao mundo sonoro e estimular seus sentidos, a proposta prevê a gravação de DVD com 30 canções instrumentais que será lançado até o início de 2016.

Denominado A Música da Gente, o projeto do educador e musicólogo Carlos Kater tem como propósito usar a linguagem musical para colaborar com o processo de aprendizagem dos estudantes. “Trabalhamos conjunto de valores e habilidades fundamentais, como coordenação motora e o desenvolvimento de sentidos da escuta, da atenção e da observação. As crianças melhoram sua integração social e capacidade de argumentação”, destaca o doutor pela Universidade Sorbonne, de Paris, e professor titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Outra característica da proposta é a sustentabilidade, já que os instrumentos musicais são elaborados com objetos fruto do processo de reciclagem. Para produzir diferentes estilos de sons, os alunos utilizam tubos de PVC, chocalhos, cabos de vassoura e marimbas de garrafa, por exemplo. “Essa foi a forma encontrada para não esbarrarmos em limites técnicos demandados pelos instrumentos tradicionais”, destaca Kater. Para complementar, algumas faixas do DVD contarão com a participação de músico convidado.

“É uma oportunidade para esses alunos, que muitas vezes vêm de contexto agressivo e que estão em comunidade carente, de terem contato com música de qualidade e de serem incluídos. Além disso, há melhora significativa na sala de aula, principalmente na concentração”, ressalta o diretor da unidade de ensino, Dirceu Pacífico de Sena.

Além de sentir sensação de calma enquanto toca, o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental Kauê Melo, 11, destaca que a melhor parte do projeto é ter a oportunidade de se apresentar para a comunidade. “No começo a gente ficava com vergonha, mas agora já nos acostumamos. É legal ver as pessoas te olhando. Já apresentamos músicas numa peça de teatro sobre mitologia grega, na Felisb (Feira Literária de São Bernardo)”, orgulha-se o garoto. O colega de sala Kaic Messias, 11, lembra que é preciso ser disciplinado e ter dedicação para não errar. Para isso, a criançada revela treinar batucando nas superfícies de casa. “Fico batendo o lápis na mesa”, confessa o menino.

Essa não é a primeira vez que Kater realiza atividade musical em escolas. Tudo começou em 1997, em projeto estadual que atingiu cerca de 4.000 professores em Minas Gerais. Já a primeira edição do A Música da Gente foi realizado com 300 alunos da Escola Municipal Arlindo Miguel Teixeira, também em São Bernardo, em 2013 e 2014. O resultado foi a gravação de um CD com 35 faixas contemplando parte da criação musical dos alunos durante aquele ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;