Palavra do Leitor Titulo
Competitividade em foco

A edição 2013 do Relatório Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial mostra que o Brasil vem perdendo em competitividade

Do Diário do Grande ABC
26/10/2013 | 06:55
Compartilhar notícia



Artigo

A edição 2013 do Relatório Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) mostra a realidade já percebida: o Brasil vem perdendo competitividade e caiu oito posições na classificação geral, se comparado a 2012.

Embora existam fatores externos, como a queda no desempenho econômico de países emergentes, a situação brasileira se complica em questões básicas como infraestrutura, ambiente macroeconômico e Educação. Perde ainda mais quando considerados os investimentos em mão de obra e absorção de novas tecnologias.

O cenário seria pior, não fosse pelo esforço de São Paulo. Diferentemente da realidade brasileira, o Estado apresenta índices positivos de competitividade e de melhoria do ambiente de negócios. Também é número um em infraestrutura, recursos humanos e inovação. São inúmeros programas, projetos e iniciativas que, a partir da política estadual de ciência e tecnologia, têm oferecido oportunidades de crescimento e expansão da economia paulista.

O Estado investe mais de 9,55% do seu orçamento, cerca de R$ 10 bilhões por ano em universidades públicas de excelência, que beneficiam 175 mil alunos. Hoje, três das seis universidades mais importantes do País são custeadas com orçamento do governo paulista: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferecem cursos reconhecidos internacionalmente. Outra novidade é a consolidação da quarta universidade estadual, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que terá inicialmente a missão de formar educadores para a melhoria da Educação Básica.

São Paulo possui a maior rede de ensinos Técnico e Tecnológico profissionalizantes gratuitos do País. São mais de 59 mil alunos matriculados, em 56 Fatecs (Faculdades de Tecnologia), e 226 mil vagas em Etecs (Escolas Técnicas), no Estado. Outra iniciativa, o Via Rápida Emprego, ajuda na qualificação de milhares de profissionais que buscam oportunidade no mercado de trabalho.

Outro fator que contribui para que São Paulo apresente índices de competitividade superiores aos demais Estados são os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação: o Estado possui cinco das dez universidades líderes em produção científica; destina 1% do ICMS, cerca de R$ 1 bilhão por ano para financiamento de pesquisas, e responde por 51% de toda a produção científica nacional, o que o coloca à frente inclusive da Espanha e Itália. A partir de ações como essas, praticadas em São Paulo, é que o País poderá melhorar a competitividade.

Rodrigo Garcia é secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Palavra do Leitor

Arrastão

Ao abrir o Diário e ler a notícia do terceiro arrastão do ano em São Caetano (Setecidades, dia 24), deparo-me com o infeliz comentário do coordenador do 6° Batalhão, capitão Robinson Castropil, criticando a atitude do zelador em ir até o andar invadido por bandidos ao invés de acionar a Polícia Militar. Mas me veio à mente a carta de outro leitor da semana passada que relata ter acionado o 190 e ninguém apareceu na ocorrência, em 45 minutos. Concluo, senhor Robinson Castropil, que mesmo o batalhão estando a 250 metros do ocorrido, a polícia não chegaria a tempo devido à morosidade de atendimento do Copom.

Augusto Xavier

Santo André

Vergonha

Estamos vivendo em São Bernardo um dos maiores abandonos de sua história pelo prefeito e também os que se dizem representantes dos munícipes, os ‘tranquilos’ vereadores. A cidade vive o caos com as intervenções da Comgás e da Sabesp, e o pior de tudo é que não existe um só fiscal da Prefeitura, tampouco agentes de trânsito. No Centro a coisa está feia, pois falta água; os buracos feitos e a forma de finalização são os piores; o trânsito no Jardim Maria Cecília e Vila Gonçalves é complicado etc. Ainda observo a falta de sinalização nas ruas Jurubatuba, Frei Gaspar, João Firmino, Estrada dos Alvarenga e Estrada da Cama Patente. Bagunça total! Ainda, vereadores, temos lido neste Diário as denúncias dos malfeitos do prefeito e todos vocês continuam de braços cruzados, como se nada estivesse acontecendo. Que coisa vergonhosa. Socorro!

Luizinho Fernandes

São Bernardo

Arremedo do ditador

Que atitude tomar no país em que a taxa de inflação está entre as maiores do mundo? No qual faltam produtos básicos como papel higiênico, proteína animal etc? Em que a moeda oficial é cerca de sete vezes mais desvalorizada do que a moeda forte no paralelo? Simples. Armar e treinar mais de 1 milhão de milicianos para proteger a ‘revolução’ que castiga o povo. Assim decidiu o ditador de plantão na Venezuela.

Luiz Nusbaum

Capital

Mensalão

Quem disse que o Mensalão ‘vermelhinho’ não existiu deveria ouvir o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams. Ele estará comunicando o Tribunal de Contas da União para abrir processo administrativo e posteriormente confiscar o dinheiro desviado pelos mensaleiros. Por coincidência, o nome do advogado é o mesmo do cumpanheru que disse nunca terem existido os desvios, que nunca viu nada e não sabia de nada. Mas, agora, vão ter de dormir com essa decisão importante. E isso já seria suficiente para enjaular os nobres mensaleiros. País rico é país sem corrupção.

Ailton Gomes

Ribeirão Pires

Indenização

Com relação à reportagem ‘Ainda não caiu a ficha, diz dona de encomenda detonada pela PM’ (Setecidades, dia 24), os Correios esclarecem que o procedimento adotado pela empresa visa garantir a segurança de toda a população brasileira contra ameaças de todo tipo. Nos casos de suspeita de material explosivo, a ECT comunica os órgãos competentes para verificação e adoção das medidas cabíveis. Os Correios já abriram processo para avaliar a possível indenização ao remetente, conforme as normas da empresa.

Correios

Cretinismo

Os militantes que praticaram vandalismo contra o Instituto Royal, no Interior, em pretensa defesa dos animais, são os mesmos que defendem a prática do aborto contra fetos humanos inocentes. Incoerência? Não, simples cretinismo ideológico!

Mara Montezuma Assaf

Capital

Ibope

Foi publicada a última pesquisa do Ibope. Nela, Dilma, apesar do péssimo (des)governo, obras só propagandeadas e não entregues (mas pagas) e de suas limitações intelectuais, expostas nos palanques ao vivo na TV, aparece como vencedora na próxima eleição. Isso prova que a maioria dos eleitores é composta por louras e caipiras (não digo portugueses, porque não votam).

Mário A.Dente

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;