Internacional Titulo
Alta Corte de Londres rejeita revisao do caso Pinochet
Por Do Diário do Grande ABC
31/01/2000 | 11:00
Compartilhar notícia


A Alta Corte de Justiça de Londres anunciou esta segunda-feira sua rejeiçao a um recurso da Bélgica e de seis organizaçoes de defesa dos direitos humanos para impedir a libertaçao do ex-ditador chileno, Augusto Pinochet, por motivos de saúde.

``Cabe agora ao ministro do Interior decidir se convém ou nao fazer o que disse que estava disposto a fazer no dia 11 último', comentou o presidente do tribunal, Maurice Kay, referindo-se a uma declaraçao de Jack Straw em que se dizia ``disposto' a libertar o ex-ditador por razoes de saúde física e mental.

A Alta Corte considera que Jack Straw agiu ``dentro da lei' ao se recusar a divulgar o informe médico sobre o qual se baseou para estudar um ``indulto médico'. Também assegurou que nao há lugar para ordenar um novo exame médico.

O juiz Kay afirmou que havia tomado, com pesar, uma decisao '``contrária ao desejo de gente que sofreu muito durante a história recente do Chile, ou contra um Estado amigo, a Bélgica, e suas autoridades judiciais'.

O Boeing 707 encarregado de transportar Pinochet a seu país aterrissou na deste domingo noite na base militar de Brize Norton (Zona Oeste de Londres).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;