Questão de Emprego Titulo
Como demitir um funcionário
Por Maria Sartori
08/07/2019 | 07:00
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O momento de demissão não é fácil para nenhuma das partes envolvidas. Porém, há casos em que substituições ou reestruturação do quadro precisam acontecer. Alguns fatores podem estimular o desligamento, como quando o colaborador é responsável pela energia negativa do ambiente, nos casos em que a produtividade dele permanece baixa mesmo após feedbacks negativos, o funcionário não prioriza metas e objetivos da companhia ou quando os colegas se incomodam com o comportamento e as atitudes do parceiro de trabalho. Porém, é possível tornar o momento de demissão menos constrangedor com cinco iniciativas:

1 – Escolha o momento e o local
A recomendação é que seja uma conversa particular, sem risco de interrupções. Independentemente do motivo do desligamento, prefira que o bate-papo aconteça pessoalmente e não por telefone, e-mail ou mensagens instantâneas.

2 – Seja educado e objetivo
A situação é delicada e exige sensibilidade por parte de quem demite, ainda que o colaborador tenha dado motivos para ser demitido. Mas, isso não quer dizer que você precise fazer muitos rodeios para dar a notícia. A recomendação é preparar um discurso claro, objetivo e com base em fatos e dados. Já no início do diálogo, indique que trata-se de uma conversa definitiva.

3 – Seja profissional
Caso tenha uma relação de amizade com o profissional que está sendo demitido, deixe-a em segundo plano. O momento exige profissionalismo e maturidade de ambas as partes para que, após a demissão, a amizade possa prosseguir. Deixe isso claro na conversa.

4 – Mantenha a calma
Ansiedade, raiva ou tristeza são péssimas conselheiras neste momento. Em geral, a calma de quem demite ameniza os sentimentos de quem está sendo demitido. Assim, é mais fácil manter o controle do rumo da conversa.

5 – Respeite a reação do funcionário
Não dá para prever como um funcionário irá reagir a uma notícia de demissão, ainda que ele colecione uma série de feedbacks negativos. Então, após o seu discurso, abra espaço para que o profissional exponha seus pensamentos. Neste momento, procure não condenar possíveis choros ou desabafos que ele possa fazer no calor da emoção.  




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