Política Titulo Demora
Comissão de ética em Santo André só tem início após recesso

Apuração sobre falta de decoro parlamentar de Sargento Lobo segue parada e será retomada em agosto

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


A comissão de ética instituída na Câmara de Santo André para averiguar a acusação protocolada pela vereadora Elian Santana (SD) de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Sargento Ivanildo Lobo (SD) terá início efetivo somente em agosto, a partir do término do recesso legislativo. Após a escolha dos integrantes do grupo, por intermédio das lideranças partidárias, houve uma reunião dos componentes para analisar os primeiros despachos e definir o posto da presidência, que ficou com Bete Siraque (PT), e relatoria, nas mãos de Edson Sardano (PTB).

Lobo é o primeiro a ser enquadrado na comissão de ética, instalada depois de sucessões de episódios envolvendo o vereador do SD que incomodaram os demais pares. A denúncia da correligionária cita a prática de “ofensa à sua honra”. O parlamentar falou em plenário, no momento em que Elian utilizava a tribuna, que iria chamar pessoa do relacionamento pessoal da colega “para resolver a situação”. O caso foi encarado como atitude, no mínimo, desrespeitosa e gota d’água na relação entre os vereadores. O impasse, no entanto, aconteceu na segunda quinzena de maio.

A comissão é composta ainda por Toninho de Jesus (PMN), André Scarpino (PSDB) e Fábio Lopes (PPS). “Decidimos acatar a denúncia da vereadora Elian e a partir de agosto faremos prosseguimento ao calendário das oitivas, ou seja, ouvir as partes, analisar as provas e finalizar com relatório a ser feito pelo relator Edson Sardano”, sustentou Bete, ao mencionar que a apuração vai se ater à acusação da parlamentar do SD, sem incluir outras situações de bastidores. “Faremos a análise sobre a denúncia constituída formalmente pela Elian. Outros assuntos não foram formalizados por nenhum outro parlamentar”, emendou a petista.

O próximo encontro tende a ocorrer logo na primeira semana do mês que vem. Elian vai abrir fase de depoimentos, e Lobo deve vir na sequência. Sardano ponderou que os integrantes da comissão irão respeitar todos os prazos legais, “sem atropelar etapas”. “Até por ser situação inédita, e não demandar coisa simples, célere. Vamos ouvir as partes, apurar a questão da conduta, que pode resvalar no aspecto da ética. Não é uma catástrofe, mas, claro, tudo tem que ter seu limite, e não iremos varrer nada para debaixo do tapete.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;