Esportes Titulo Jogos Abertos
Três cidades da região ficam no top 10 dos Jogos Abertos

S.Bernardo confirma vice e S.Caetano fisga 3º lugar; com dois ouros no basquete, Sto.André sobe para 9º

Fabio Martins
27/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 O quadro geral dos Jogos Abertos do Interior registrou três cidades do Grande ABC entre as 10 mais bem classificadas da 81ª edição do torneio, encerrado ontem depois de dez dias consecutivos de competição. São Bernardo foi confirmada como vice-campeã, com 266 pontos, e São Caetano pegou o terceiro lugar, com 179, formando o pódio, que teve São José dos Campos no topo – título garantido ao registrar 320. Já Santo André alcançou a 9ª colocação do ranking, com 102.

Na cerimônia de encerramento, no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, o destaque no discurso das autoridades, no entanto, permeou em torno da realização da edição em modelo inédito, utilizando a estrutura e apoio de cinco cidades. Segundo o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Fabio Palacio, o feedback mostrou o sucesso do arranjo regional. “Inovamos em todos os sentidos. É grande case. O próprio Estado não tinha instrumento legal de firmar convênio. Foi um desafio que deu certo. Foi mais moderno, dinâmico, com melhores equipamentos esportivos e com baixo custo.”

Integrante do comitê organizador dos Abertos, Rafael Guzzi Neto frisou que a nova experiência já rende bons frutos ao citar que outras cidades buscam o Estado para repetir fórmula. “Acredito que foi o ponto inicial. De modo geral consideramos um sucesso.” O torneio contabilizou a participação de cerca de 15 mil atletas, representando 191 municípios, em 32 modalidades.

O prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) afirmou que o Consórcio voltou a exportar boas práticas de políticas públicas. Para ele, não há dúvidas que esse módulo será repassado. “A região já foi pioneira em bons exemplos de gestão e esse modelo tenho certeza que vai recolocar o Grande ABC neste patamar.” Ele disse retomar DNA da cidade com incentivo ao esporte. O desfecho teve ato simbólico com o medalhista olímpico Hugo Hoyama, que apagou a pira. Antes do encerramento, Rio Claro, sede em 2018, recebeu a bandeira oficial do torneio.

RESULTADOS
Somente ontem foram anotados cinco ouros. Santo André e São Bernardo faturaram duas taças cada, enquanto São Caetano garantiu um troféu, todos no basquete (confira arte abaixo). Mauá finalizou sua atuação em 20º nos Abertos. Ribeirão Pires e Diadema ficaram em 52º e 83º, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;