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Grande ABC entra na mira das grandes redes de fast food
Por Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC
14/01/2006 | 09:38
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Um gigantesco mercado de mais de R$ 5 bilhões, que cresce no mínimo 10% ao ano. Esse é o terreno de disputa entre as maiores redes de fast food que atuam no Brasil. Para 2006, mais investimentos milionários devem acirrar a briga. Grupos como McDonald’s, Bob’s, Habib‘s, Burger King e Giraffas planejam investir no país mais de R$ 100 milhões, com previsão de, juntas, abrir quase 100 novas lojas.

Só o McDonald‘s, por exemplo, estima criar 5 mil novos empregos, 600 deles no Grande ABC – um dos principais alvos de todas das redes (leia texto nesta página). E a grande arma da rede norte-americana mais famosa internacionalmente é a Copa do Mundo de futebol na Alemanha, que ocorre neste ano. A empresa é uma das patrocinadoras e lanchonete oficial do evento.

Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais do Mc-Donald’s, Alcides Terra, a rede vai apostar no lançamento de produtos sintonizados com a temática da Copa do Mundo da Alemanha. Há 26 anos no país, a companhia comemora crescimento de vendas no Brasil de 12,5% em 2005 em relação a 2004, atingindo um faturamento de R$ 2,1 bilhões.

Para fazer frente ao McDonald’s, o Bob’s já traçou sua estratégia para 2006: novos lanches exatamente para o público jovem, revela o diretor de marketing, expansão e franquias do Bob’s, Flavio Maia. Além disso, a rede, que opera no mercado nacional há 50 anos, expande o número de lojas de 468 para 506 até o final de 2006.

“Estamos também prospectando pontos-de-venda em São Bernardo e em São Caetano. Existe a possibilidade de abrirmos mais um em Santo André”, anuncia Maia.

Embora seja novo no mercado brasileiro, o Burger King, com um ano de vida, agitou a concorrência, principalmente no Grande ABC, com a inauguração da loja do ABC Plaza Shopping. Pretende abrir 50 lojas em todo o país ao longo dos próximos cinco anos.

Correndo por fora, mas com grandes pretensões, a brasiliense Giraffas, especializada em refeições rápidas de baixo custo baseadas em um cardápio essencialmente brasileiro, como feijoada e sanduíches de calabresa, irá investir pesado em 2006 em uma nova linha de sorvetes leves (casquinhas e sundaes). “Houve uma expressiva alta de 15% na demanda pelo produto entre o começo e o final de 2005”, sustenta o diretor operacional da rede, Marijone Ribeiro.

Outra novidade para 2006 é a abertura de 32 novos pontos-de-venda espalhados pelo Brasil, a maioria concentrada em São Paulo, com 12. O Grande ABC também está na mira do Giraffas. “Temos quase certeza de que haverá duas novas unidades no ABC”, diz Marijone.



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