Política Titulo Entrevista
OAB de São Bernardo está mais perto da população
Clébio Cavagnolle Cantares
Do Diário
15/11/2009 | 07:17
Compartilhar notícia


Formado em Direito em 1988, Uriel Carlos Aleixo, atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo e candidato à reeleição, afirma que em sua primeira gestão reabriu as portas da entidade ao advogado e à população. Com 80% de aprovação, segundo pesquisa da ISO 9000, o especialista nas áreas Cível e Criminal diz estar credenciado para comandar a OAB por mais um mandato, no qual pretende inserir a classe nas discussões do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e promover maior participação da entidade junto às questões sociais da região. "Queremos assumir a Assistência Judiciária da Prefeitura para atender à população carente", explicou.

O advogado destacou ainda a intenção de lutar pela instalação de uma sede regional da Polícia Federal em São Bernardo para atendimento às sete cidades. "Com isso, a população e os advogados serão beneficiados", pontuou Uriel.

DIÁRIO - Como o senhor avalia sua primeira gestão à frente da OAB?
URIEL CARLOS ALEIXO - Tivemos grandes conquistas. Reativamos a Escola Superior de Advocacia, trouxemos uma regional da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), o que traz economia em medicamentos para a classe. Conseguimos implementar mais de 100 cursos e palestras de capacitação, além de termos implementado uma videoteca na qual as palestras são gravadas em DVD para os profissionais. Promovemos ainda uma campanha de valorização do profissional, incentivando-o a cobrar pela consulta, afinal, o advogado estudou e se preparou, portanto, nada mais justo do que cobrar pelo trabalho. Isso até torna a concorrência mais leal. Creio que um dos maiores projetos que pudemos realizar foi criar um banco de currículos em nosso site. Temos mais de 60 mil visitas por ano e 14 entidades credenciadas, o que gera 30 mil potenciais clientes que poderão contratar os profissionais da cidade. Essas ações fomentam e valorizam a profissão.

DIÁRIO - Como o senhor pretende inserir a OAB nas discussões do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC?
URIEL - Respeito muito os prefeitos e a atuação de todos no Consórcio. Creio que como profissionais e entidade, poderemos contribuir muito com os projetos por meio de sugestões e incentivos à sociedade, especialmente quando o colegiado passar a ter autonomia jurídica.

DIÁRIO - De que modo a Ordem pode participar mais da sociedade e de ações para a região?
URIEL - Temos projetos importantíssimos que agregarão muito à nossa região. Um deles já está em andamento. Queremos assumir a Assistência Judiciária Gratuita de São Bernardo, hoje promovida pela Prefeitura. Já falamos com o prefeito Luiz Marinho (PT) e estamos trabalhando para firmar uma parceria com o governo. Eles vão pagar aos advogados pelo atendimento prestando e a OAB cuidará da organização de tudo. O carente será atendido com dignidade no escritório do advogado. Já temos 680 advogados cadastrados para iniciar esse atendimento. Isso poderá ser estendido para toda a região. Outro ponto primordial é a nossa intenção de buscar formas de trazer para a região uma sede regional da Polícia Federal, que seria em São Bernardo e poderia atender todo o Grande ABC. Com isso, advogados serão assistidos, pois não terão de se deslocar até a Capital para poderem consultar processos. A população também será beneficiada, já que terá acesso mais rápido para resolver questões como passaporte. O presidente estadual da entidade, Luiz Flávio Borges D'urso tem participação nas tratativas e já adiantou que nos ajudará. É uma semente que estamos plantando.

DIÁRIO - E para a classe? Que projetos sua possível nova gestão pretende implementar?
URIEL - São inúmeros projetos que contribuirão decisivamente para melhorar o trabalho dos advogados. Temos 4.900 profissionais de Direito em São Bernardo, número expressivo. Um projeto importante e que já está em andamento é o de transporte gratuito interfóruns para advogados e estagiários. Temos um fórum distante do outro, e esse transporte facilitaria a vida dos colegas. Falei com advogados de outras cidades para implementarmos transporte da região para a Capital, e creio que será algo possível de realizarmos. Isso já existe em Santos e na região de Campinas e funciona muito bem. No Grande ABC, conseguiríamos beneficiar 15 mil advogados. Vamos lutar para que o advogado seja necessário em todos os processos. Somos completamente contrários aos casos em que há brechas na lei para que o réu seja representado por si mesmo. Sem um advogado, ele por ser prejudicado pela falta de conhecimento. Outro projeto inovador que temos é o de firmar parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que o profissional possa agendar atendimento, já que muitas vezes vai ao local para ver inúmeros casos. Com isso, teremos mais agilidade e o INSS menos incidência de filas. Será um atendimento otimizado. Queremos lutar também por uma sala maior no Fórum Estadual e para firmar convênio de aquisição de computadores para a classe, a preços subsidiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;