Esportes Titulo Ramalhão
Santo André vai para o 'tudo ou nada' em Goiás neste domingo

Ramalhão precisa da vitória contra o Goiás, no Serra
Dourada, às 19h30, para manter-se vivo na Série A

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Agora é tudo ou nada. Esse é o discurso do Santo André nesta reta final do Campeonato Brasileiro, na luta para fugir da zona de rebaixamento. A primeira das quatro partidas decisivas será hoje, às 19h30, contra o Goiás, no Serra Dourada, e nenhum outro resultado para o Ramalhão é bom se não a vitória. O time andreense ainda terá pela frente Avaí, Náutico e Inter.

"Agora não tem mais jeito. São quatro partidas para decidirmos nossa vida. Não tem como fugir. Estamos colocando a temporada em jogo", analisou o técnico Sérgio Soares. "Não há mais tempo para lamentação. Temos de conquistar uma sequência positiva de vitórias para poder brigar e escapar do rebaixamento", emendou o meia Elvis.

Na 18ª colocação com 35 pontos, nem mesmo com os três pontos o time do Grande ABC deixa a área da degola. Mas pode diminuir a diferença para o Botafogo, primeiro time fora da zona, que tem seis pontos de vantagem. Também não custa torcer por tropeço do alvinegro carioca hoje, às 17h, contra o Barueri, fora de casa.

O Goiás, por sua vez, tem a pior campanha do segundo turno do Brasileirão e vem de sequência negativa de oito derrotas. Para reverter essa situação frente a sua torcida, o técnico Hélio dos Anjos optou por mudar o esquema tático do time: do 3-5-2 para o 4-4-2.

"Estamos vivendo um momento difícil, mas acreditamos numa reação", disse o zagueiro Rafael Tolói, que viu a equipe desabar da vice-liderança para a décima posição em oito rodadas. Com 47 pontos ganhos, o time goiano agora sonha com a vaga na Copa Sul-Americana, depois de ter ficado distante da briga por uma vaga na Libertadores.

No Ramalhão as novidades ficarão por conta da entrada de Ricardo Goulart na vaga do suspenso Júnior Dutra e as possíveis opções por Vinícius Orlando na zaga e Elvis na lateral-esquerda, deixando Marcel e Arthur no banco de reservas. "São situações, mas não estão definidas", definiu Sérgio Soares.

Ricardo Goulart é a novidade no meio-campo e comemora

Tido como uma das principais revelações da categoria de base do Santo André, o meia Ricardo Goulart, de 18 anos, ganhou uma chance de ouro para mostrar serviço e ajudar a equipe a somar três pontos tão importantes no confronto diante do Goiás, fora de casa. O jogador, que substituirá o suspenso Júnior Dutra, está ansioso e sabe da responsabilidade que será a partida de hoje.

"É a chance que esperei. Trabalhei forte e a oportunidade apareceu. Agora é agarrar com as duas mãos. Só a vitória nos interessa, o empate complica, então vamos com tudo para conquistar um belo resultado", disse Goulart, atleta do atual elenco com tempo de vínculo ao Ramalhão mais longo, até 2014.

Com a opção de Sérgio Soares por Goulart, o treinador mantém o Santo André com apenas um volante de ofício, desta vez Ricardo Conceição, já que o jovem meia tem características mais ofensivas, bem como Júnior Dutra. A primeira vez que optou por essa escalação foi na vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 0.

"Essa formação já vinha dando resultado e vou entrar e corresponder da melhor maneira", avaliou o jogador. "Nessa armação a equipe tem mais qualidade ofensiva, mas também necessita de comprometimento na marcação", comentou Sérgio Soares. "Com a entrada dele (Goulart), o time ganha velocidade, ele tem um bom arremate, sabe conduzir a bola e tem poder de ajudar na marcação", observou o treinador.

Sobre esse sistema de jogo que privilegia mais o ataque, o zagueiro Vinícius destacou a importância da coletividade andreense. "Vamos arriscar na frente, mas todos têm que ajudar a marcar, porque o Goiás tem uma grande equipe e também vai buscar a vitória. Eles têm bons jogadores, como os laterais Vitor e Júlio César, também o Iarley, Felipe, Fernandão. Cabe a nós não darmos espaços", concluiu.

Momento do rival não pode ser ilusório como contra o Corinthians

Na rodada passada o Santo André visitou o Corinthians, no Estádio do Pacaembu. Vindo de uma boa vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0, o Ramalhão acreditava que a falta de importância do Campeonato Brasileiro ao Timão poderia facilitar um pouco as coisas. No entanto, o que se viu foi o contrário: o time do Grande ABC estava apático em campo, enquanto a equipe da Capital colocou a bola no chão e venceu por 2 a 0.

Agora, o Ramalhão terá pela frente o Goiás, que vem de oito derrotas, saiu da luta pela Libertadores e já está assegurado na Copa Sul-Americana do ano que vem. Como aprendeu com o erro, o Santo André fica em alerta com o adversário. "Contra o Corinthians o time entrou muito tranquilo. Precisamos de mais vontade, empenho. Durante esse campeonato provamos de todos os momentos: bons, maus, outros mais ou menos. Agora temos de tirar proveito disso, sabemos como reagir e vamos fazer nosso máximo, esquecendo as vaidades, nos unindo ainda mais e ir para o campo honrar a camisa do Santo André. O mais importante é que a equipe permaneça na Série A", discursou Elvis.

O atacante Nunes concordou com o companheiro. "Não temos de ficar olhando muito para o Goiás, porque contra o Corinthians a situação foi parecida e tomamos de 2 a 0. Temos que olhar do nosso lado e buscar os três pontos. Nossa situação é difícil, mas se cada um se dedicar um pouco mais é possível", completou o artilheiro do Ramalhão no Brasileiro, com dez gols marcados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;