Esportes Titulo Jogo de Risco
Santos volta ao Pacaembu hoje sob tensão
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
07/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Santos volta ao Pacaembu, hoje, às 18h30, para enfrentar o Náutico 26 dias depois do empate sem gols contra o Vitória, quando ainda sonhava com a classificação para a Libertadores de 2010. Após aquela partida, perdeu do São Paulo e do Flamengo e empatou mais duas vezes. O que era esperança agora é preocupação.

A maioria dos jogadores admite que, embora pequeno, o risco de queda para a Série B do Brasileiro é um adversário a mais. Kleber Pereira está de volta depois de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo, e Léo começa como titular por causa da suspensão de Triguinho.

"Não dá para esconder que nossa situação é complicada. Estamos a sete pontos da zona do rebaixamento e, se não vencermos, o perigo vai aumentar. A única saída é conseguir os pontos", cravou Kleber Pereira.

Ainda mais incomodado está o técnico Vanderlei Luxemburgo, que anteontem fez longo e duro discurso ao grupo, e cobrou dignidade e profissionalismo na reta final do torneio.

Segundo o treinador, há titulares, até com contratos mais longos, que estão sendo avaliados e, se não forem bem, estarão fora do clube em 2010.

"Desde que cheguei aqui, nunca trabalhei em zona de rebaixamento. Não estamos na melhor situação, mas também não estamos na pior. Em momento algum visamos fugir da zona de rebaixamento", defendeu-se o treinador.

Luxemburgo lembra constantemente que sua carreira foi construída com vitórias e que não precisa provar mais nada a ninguém, embora nos últimos cinco anos não tenha conquistado nenhum título importante. O último foi o Brasileirão de 2004, com o Santos, quando herdou parte da geração de 2002 (inclusive Robinho).

NÁUTICO - O time, que tenta escapar do rebaixamento (18º, com 35 pontos) terá seis desfalques: os zagueiros Asprilla, Negretti e Cláudio Luiz, o volante Derley e o atacante Anderson Lessa, machucados, e o também zagueiro Vágner, suspenso.

Léo tenta mostrar serviço na reta final

Sob pressão, o lateral-esquerdo Léo quer provar contra o Náutico que mesmo com 34 anos tem futebol para ser titular do Santos. O jogador sabe que só foi escalado por Vanderlei Luxemburgo porque o novo dono da posição, Triguinho, está suspenso, e que no próximo ano poderá ter a concorrência de Roberto Carlos, que pretende voltar ao futebol brasileiro (joga no Fenerbahçe, da Turquia) e admite estar entre o Corinthians e o Santos.

"Estão acontecendo coisas que não são normais na minha carreira, mas é preciso entender que as adversidades aparecem e temos de saber conviver com elas", disse Léo, ao reconhecer que tem se contundido demais neste ano.

Antecipando-se à possível chegada de Roberto Carlos, ele avisa: "Não vou me oferecer, mas se for preciso, jogo também na meia. Cheguei a atuar nessa posição no Benfica e acho que será apenas uma questão de colocação em campo e de adaptação."

Ciente de que um novo resultado negativo hoje aumenta o risco de rebaixamento do Peixe, Léo promete muito empenho. "Quanto mais cedo eliminarmos esse risco, melhor. Por isso, temos de vencer amanhã (hoje). Porque, em seguida, teremos uma viagem desgastante ao México e depois o jogo contra o Internacional." (Da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;