Esportes Titulo Especial
Ramalhão: uma trajetória do sonho para o acesso
Por Do Diário do Grande ABC
30/11/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


As incertezas estavam espalhadas para todos os lados. Afinal, a fria estatística mostrava que o Santo André poderia despencar à Série C no ano passado. Restavam apenas cinco rodadas para que o time se livrasse do rebaixamento. Na última tentativa, o time conseguiu derrubar o Ceará em pleno Castelão.

Era o começo da escalada.

O acesso ao grupo de elite estadual - já nas mãos de Sérgio Soares e não mais de Fahel Júnior - representaria o segundo salto do novo comando. O topo, antecipadamente assegurado, serviu para fortalecer uma estrutura que ainda se consolida.

Era como se o campeão da Copa do Brasil de 2004 aprendesse que o sucesso e o fracasso estão bem próximos na imprevisível gangorra. O tropeço parecia inevitável, mas valeram as lições. Houve instantes de insegurança no início da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos poucos, porém, os atuais donos da bola retomaram o rumo do pódio.

O técnico Sérgio Soares recorreu à simplicidade - uma receita infalível na hora de alcançar a cobiçada vitrine. O clube manteve a base do quase descenso. Vieram não mais do que três ou quatro reforços: o ala Cicinho, o zagueiro Marcel e o atacante Osny. O segredo passou a responder pelo mágico sentimento do amor à camisa.

Que os digam os mais fiéis torcedores que não paravam de entoar o grito de guerra do Ramalhão. Como a Tuda e a Fúria, que nunca deixaram de acreditar. Na chuva ou no sol, todos puderam ver que o sonho se tranformava em algo real nas defesas de Neneca ou nos gols do implacável Márcio Mixirica.

Ou nas redes balançadas pelos chutes certeiros de Jeferson. O canhotinha virou artilheiro e se impôs como discípulo de Marcelinho Carioca. Como se acompanhasse toda uma sintonia, o Santo André subiu em alto estilo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;