Setecidades Titulo Melhoria
Avenida Prestes
Maia terá praça linear

Obras começam no mês de abril e preveem pista
de caminhada, ciclovia e equipamentos de ginástica

Camila Galvez
23/03/2014 | 07:05
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com a inauguração de passarela ecológica na altura do núcleo Tamarutaca, hoje, a Prefeitura de Santo André planeja iniciar em abril instalação de praça linear ao longo de toda a Avenida Prestes Maia. O Diário teve acesso ao projeto com exclusividade. Estão previstos reforma da pista de caminhada, instalação de ciclovia, equipamentos de ginástica e playground.

A praça ficará ao lado da passarela, mas a ciclovia e a pista de caminhada se estenderão desde o Viaduto Engenheiro Luís Meira, na altura da Fundação Santo André, até a praça da Avenida Industrial, que será revitalizada pela Odebrecht como contrapartida de obras na cidade.

O objetivo principal da administração é proporcionar área de lazer que beneficiará não só os habitantes do Tamarutaca, mas também das vilas Guiomar e Alice e dos bairros Campestre e Santa Maria. Com a ocupação dos espaços, a Prefeitura espera que a concentração de usuários de drogas, principalmente crack, embaixo de viadutos da Prestes Maia seja inibida.

Como o projeto ainda não está finalizado, a estimativa de custos não foi divulgada, mas o caráter das obras, que são em sua maioria adequações, não deve demandar altos investimentos. O prazo para conclusão das intervenções não foi informado.

Para o prefeito Carlos Grana (PT), revitalizar a região, antes abandonada, é prioridade. “A primeira medida foi a passarela, uma demanda de mais de 40 anos da população. Agora eles terão mais segurança para ir e vir, um direito de todo cidadão.” Grana fez questão de lembrar, inclusive, que parte do investimento de R$ 1,5 milhão é proveniente de emenda parlamentar conquistada quando ele ainda era deputado estadual. O restante do valor vem de emenda de autoria do deputado Orlando Morando (PSDB).

PASSARELA

A passarela, que recebeu os últimos retoques ontem, será inaugurada a partir das 10h de hoje. Trata-se do primeiro modelo ecológico do Grande ABC. A estrutura possuiu 26,6 metros de extensão, 2,35 metros de largura e 2,50 metros de altura. Conta com moderno sistema de iluminação, que se mantém carregando com energia solar durante o dia para iluminá-la à noite, painéis de bambu que retêm as impurezas do ar e diminuem o calor, instalação de piso de borracha feito de pneus recicláveis, e teto permeável. Durante a inauguração, a ONG
Instituto Triângulo fará intervenções no local, com frases de conscientização ambiental.

A obra foi iniciada em julho e inclui passarela com estrutura metálica e rampas de acesso em concreto armado, além de ajustes de geometria na alça de acesso da Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, na Vila Guiomar.
Além de garantir a segurança dos pedestres na travessia da avenida, que já registrou sérios acidentes, a inauguração da passagem deve melhorar a fluidez do trânsito, com a eliminação dos semáforos instalados no local. A partir de hoje, os equipamentos entrarão em amarelo piscante, e serão removidos na próxima semana.

Moradores do entorno comemoram inauguração

A população do núcleo Tamarutaca nem acredita que a passarela solicitada por eles há mais de 40 anos finalmente ficou pronta. “Foi preciso acontecer várias tragédias para que a Prefeitura atendesse o nosso pedido. Se tivessem feito a estrutura antes, vidas teriam sido poupadas”, acredita a atendente Cristiane Ramos dos Santos, 36 anos, que mora no local desde os 6.

A também atendente Maria do Carmo dos Santos, 27, afirma que agora se sentirá mais segura para atravessar com o filho Carlos Miguel, 6. “Moramos aqui há um ano e, nesse período, meu marido já foi atropelado por uma moto. Não vamos precisar mais nos preocupar com isso.”

A instalação da praça linear também é bem-vista por Maria do Carmo. “Aqui falta espaço de lazer para as crianças da comunidade. Com certeza será um bom lugar para levar meu filho para brincar.”

O polidor José Maria da Silva, 58, também teve a péssima experiência de ser atropelado duas vezes no local. “Uma vez foi um carro e outra uma moto”, relembra. Ele acredita, porém, que a altura da grade construída pela Prefeitura para impedir a passagem dos pedestres pela via não é suficiente. “O pessoal pode ficar com preguiça de andar mais cinco minutinhos e pular por cima mesmo. Mas aí vai da consciência de cada um.”

Para o comerciante Antonio Xavier de Moraes, 48, passarela e praça linear mudam a cara do núcleo. “Vai ficar muito bom e trazer dignidade e segurança para os moradores.”

Estrutura foi erguida após atropelamento de casal

A passarela da Avenida Prestes Maia recebeu o nome de Tainá Teixeira da Silva, em homenagem à jovem de 16 anos que morreu em agosto de 2011, ao lado do noivo, Flávio Almeida Ferreira, 21, ambos atropelados por uma roda que se soltou de um caminhão. Na época, não havia faixa de pedestre nem semáforo, o que não impedia os moradores da comunidade Tamarutaca de se arriscar entre os veículos.

O casal estava a caminho do Cartório de Registro Civil, onde marcaria a data de casamento. Como o cartório recusou cópia do registro de nascimento da jovem, eles voltaram para casa para autenticar o documento.

Após a tragédia, a vizinhança se mobilizou e encheu de entulho as três faixas da pista no sentido Centro. A Polícia Militar foi acionada e dispersou os manifestantes, que pediam a construção de passarela.

O governo Ainda Ravin (PSB) instalou semáforo e faixa de pedestres, o que prejudicou a fluidez do trânsito na Lions. Foi apenas no governo Carlos Grana (PT) que a passarela se tornou realidade, beneficiando os moradores da comunidade e do entorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;