Setecidades Titulo
S.Caetano terá mais 6 leitos de UTI infantil pelo SUS
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
30/09/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


O Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, de São Caetano, passa a contar, no próximo domingo, com seis novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) infantil, sendo quatro para tratamento de rotina e dois destinados a isolamento. Com isso, aumenta-se no município o número de leitos destinados à pediatria e ao tratamento neonatal, este último com oito leitos de UTI.

Na avaliação da diretora de Saúde do município, Regina Maura Zetone, a entrega dos leitos de UTI infantil deverá minimizar um problema comum à maioria dos municípios brasileiros, a falta de quartos para internação. "Na região, não existem leitos para atendimento infantil referenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Quando há vagas, são só em hospitais de São Paulo. Ainda assim, com muita espera. Nosso sistema tem equipamentos capazes de atender as criança em casos de emergência, mas dependendo da gravidade, não há muito tempo a perder." As obras para a construção dos novos leitos foram iniciadas em março último.

Os leitos ficam no 1º andar do prédio e contam com aparelhagem moderna, como respiradores e monitores. "Se a criança sair do berçário e precisar de atendimento terá a UTI neonatal. Persistindo o problema, passará para a ala pediátrica, com assistência até os 15 anos. E, se continuar necessitando, terá à disposição a UTI adulto", conta Regina Maura. Nove médicos, seis enfermeiros e 12 auxiliares de enfermagem, além de pessoal de apoio e limpeza, vão atuar na nova ala do hospital.

Segundo a diretora de Saúde de São Caetano, a Prefeitura também está construindo quatro leitos de UTI no Hospital Municipal Maria Braido. O prédio desse outro hospital é interligado ao do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido por uma passarela, que conecta o 1º andar do Hospital Municipal ao 2º andar do Hospital Infantil.

Complexo – Com os novos leitos, o Maria Braido vai disponibilizar à população 11 leitos de UTI adulto, sendo dez para tratamento de rotina e um para isolamento. Com cinco pavimentos, o Maria Braido tem infra-estrutura preparada para atender a diversas especialidades clínicas. O complexo formado pelos dois hospitais conta com 140 leitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;