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Betulla investe em produtos licenciados para público infantil
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
03/05/2005 | 11:51
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A Betulla Cosméticos, de Diadema, lança na próxima semana uma linha direcionada ao público infantil com a marca Maurício de Souza – personagens da Turma da Mônica –, e prepara para o próximo semestre o lançamento de linha voltada para bebês, com a marca Scooby Doo. As duas novidades intensificam a fabricação de produtos licenciados, que já representam de 30% a 40% do faturamento da empresa. Os itens da Turma da Mônica devem chegar aos supermercados, farmácias e perfumarias a partir de junho.

Licenciar agrega valores de uma marca – como Maurício de Souza – ou personagem conhecido – como Scooby Doo – a um produto. Várias empresas podem licenciar objetos com a mesma marca, mas os produtos devem ser diferentes. Segundo a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), os royalties – pagamento de taxa para explorar produto patenteado –, mensais, representam, em média, de 10% sobre o faturamento com a marca.

Com investimento de R$ 700 mil – considerando somente os itens com a marca Maurício de Souza –, a Betulla espera obter crescimento de 15% a 20% no faturamento, e que os licenciados respondam por 55% da receita. “Queremos investir no licenciamento e cuidar dos produtos como se fossem de marca própria. Acredito que licenciar só agrega valor à empresa, e dá prestígio entre consumidores”, afirma o diretor comercial, Márcio Fernandes.

Entre os 400 produtos fabricados pela empresa, aproximadamente 120 são licenciados. As marcas já produzidas são Bob Esponja, lançada em outubro, Meninas Superpoderosas, fabricada há três anos, e Sandy e Júnior, comercializada há cerca de seis anos. “Licenciamos produtos infantis porque as crianças se importam mais com os personagens. Temos também os produtos da linha Sandy e Júnior, voltados para adolescentes”, explica Fernandes. As linhas reúnem shampoo, condicionador, colônia, sabonete, entre outros.

A expectativa com o lançamento dos novos produtos anima a empresa. “A Turma da Mônica e o Scooby Doo têm apelo forte para as crianças e não são personagens da moda. São clássicos do desenho animado infantil e que nunca deixam de ser admirados.” Os cosméticos infantis representam 50% da produção da Betulla.

Para o diretor, os licenciados também podem valorizar os produtos de marca própria e despertar o interesse dos consumidores. “Se os pais compram produtos para os filhos, e gostam da qualidade, querem conhecer os demais itens da empresa. O nosso diferencial é que temos produtos voltados a todos os tipos de público com a marca própria.” A Betulla existe há 16 anos, dos quais 12 em Diadema, e tem 200 funcionários.



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