Setecidades Titulo
Petrobrás dá aval a trevo do km 29
Por Fabio Leite
Especial para o Diário
27/08/2005 | 07:17
Compartilhar notícia


A Petrobrás aprovou nesta semana o projeto de transposição dos dutos que passam por baixo da Via Anchieta e encerrou a série de implicativos exigidos para o início das obras do trevo de acesso ao Riacho Grande, em São Bernardo, na altura do km 29,5 da rodovia. Agora apenas questões jurídicas retardam o início das obras, previsto para outubro. O objetivo é eliminar o congestionamento na região, comum nos fins de semana, quando o tráfego aumenta por conta das atrações da casa de shows Estância Alto da Serra e dos turistas que visitam as prainhas da represa Billings.

Na noite da última quinta-feira (25), técnicos da Ecovias, empresa concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, e da Transpetro, subsidiária da Petrobrás responsável pelo transporte de petróleo e derivados, gás natural e álcool, expuseram os detalhes da obra para associações e moradores dos bairros próximos ao trevo. De acordo com o superintendente da Ecovias, João Lúcio Donnard, embora a obra orçada em R$ 20 milhões tenham início previsto para outubro, a reestruturação viária só começará no ano que vem. "É uma obra cirúrgica. Primeiro temos de remanejar toda a tubulação. Máquinas e concreto na pista só no ano que vem. Vamos precisar da paciência de todos", argumenta.

Ao todo, cinco dutos que se estendem por 1.850 metros serão remanejados. Quatro deles transportam derivados de petróleo e um GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Segundo o gerente de terminais terrestres e oleodutos de São Paulo, Alberto Shinzato, as transposições dos dutos precisam ser feitas com cuidado porque além dos produtos transportados serem perigosos, passam pela tubulação 50% do gás de cozinha que abastece a capital.

Os técnicos vão desligar o bombeamento, limpar toda a tubulação e depois cortá-lo no trecho onde serão feitas as obras. De acordo com Shinzato, as interrupções do fornecimento desses produtos precisam ser rápidas e bem planejadas para para não faltar para os consumidores na capital. "O abastecimento não será comprometido", assegura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;