Eleições 2016 Titulo Polêmica
Grecco promete Fábrica de Cultura em vez de shopping

Ex-prefeito propõe restaurar prédio histórico, que foi ameaçado de demolição pelo governo Saulo para construção de centro de compras

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Candidato do PRB à Prefeitura de Ribeirão Pires, o ex-prefeito Luiz Carlos Grecco prometeu, se eleito, buscar junto ao governo do Estado a implantação de Fábrica de Cultura no terreno onde está localizada a antiga Fábrica de Sal, no Centro Alto. Desde o começo do ano, o governo do prefeito Saulo Benevides (PMDB) ameaça demolir o prédio para construir um shopping – a iniciativa ainda não saiu do papel porque sofre pressão popular e está travada na Câmara.

O republicano fechou o sétimo dia de sabatinas do DGABC com os prefeituráveis da região, realizada ontem à noite na sede do Diário. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook, pelo site www.dgabc.com.br/tv e pelo canal do jornal no YouTube (www.youtube.com.br/dgabcjornal).

Segundo Grecco, é possível ainda construir uma creche no espaço. A obra, conforme o próprio candidato, seria custeada integralmente pelo governo estadual. “Eu tenho uma ideia de preservar a todo custo a Fábrica de Sal, restaurar aquilo que for possível e implantar a Fábrica de Cultura, que é administrada pelo governo do Estado. Lá terão atividades culturais, esportivas e teatro. Precisaremos de apenas 7.000 metros quadrados de área, então terão salas de aula e até biblioteca. Nós vamos atender desde o jovem até o idoso dentro daquele espaço. É possível fazer com que aquela área, inclusive, receba uma creche. É uma área próxima a estação (de trem), que vai facilitar às mães que trabalham deixarem seus filhos lá”, prometeu o republicano.

Projetada pela Secretaria de Cultura do Estado para ser erguida em bairros da Capital aonde há maior vulnerabilidade social, a Fábrica de Cultura se expandiu e a primeira unidade fora de São Paulo será justamente no Grande ABC: em Diadema, onde é erguida na região central.

Chefe do Executivo ribeirão-pirense por duas ocasiões (1977-1982 e 1989- 1992), negou que esteja desatualizado do dia a dia da administração pública. “Quando terminou meu segundo mandato, há 24 anos, fui chamado para fazer parte da gestão do (hoje deputado federal pelo PP) Paulo Maluf, em São Paulo. Fiquei dois anos na assessoria de gabinete e fiquei dois anos como diretor do Pacaembu. Retornando depois ao gabinete do (ex-prefeito paulistano Celso) Pitta, aonde eu pude acompanhar o que se faz na Capital. Depois fiz uma pós-graduação em 1999 na USP (Universidade de São Paulo), o que me permitiu ter mais conhecimentos da política estratégica.”

Grecco evitou ataques diretos à gestão Saulo. Elogiou, inclusive, o salto da cidade em índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, mas atribuiu a melhora ao trabalho da vice-prefeita e ex-secretária de Educação Leo da Apraespi (PMB). O republicano exaltou diversas ações de seus governos. Para as área da Saúde e Segurança, o candidato prometeu pedir auxílio do governo estadual para melhoria de unidades hospitalares e “uma Guarda Municipal mais eficiente”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;