Economia Titulo
Acisbec inicia busca por novos líderes empresariais na região
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
14/05/2005 | 15:00
Compartilhar notícia


Encontrar novas lideranças e fortalecer a união entre os empresários. Esses foram os principais objetivos do NJE (Núcleo de Jovens Empreendedores) da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), que comemora um ano de funcionamento, no Seminário Regional de Jovens Empreendedores, realizado sexta-feira.

"Existe na região uma carência de eventos sobre o tema. Resolvemos realizar o seminário para estimular novas lideranças", afirma Valter Moura Júnior, coordenador do NJE. De acordo com Moura, existem hoje no país 15 milhões de empreendedores, sendo que 65% do total tem entre 18 e 35 anos, 42% são mulheres e 14% são universitários. Participaram do evento cerca de 320 pessoas entre estudantes, empresários e profissionais liberais.

Alexandre Tadeu, diretor da Cacau Show, foi um dos palestrantes do seminário. Tadeu contou sua trajetória na empresa que comercializa chocolates e que hoje conta com 170 lojas no país – sete delas no Grande ABC.

O empresário, de 34 anos, começou fabricando chocolates caseiros na Páscoa de 1988 com capital inicial de US$ 500. "Pedi o dinheiro emprestado para meu tio", diz. Neste ano, a Cacau Show prevê faturar R$ 35 milhões. "Com trabalho e criatividade, é possível alcançar o sucesso. O jovem tem muito espaço para empreender", afirma.

O consultor de empresas Francisco Borges Audi, de 26 anos, falou da importância da comunicação para empreendedores de sucesso. Ex-interno da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Audi começou como empregado em um escritório de contabilidade aos 13 anos e hoje tem duas empresas no segmento e realiza palestras de motivação empresarial, liderança de equipes e vendas e empreendedorismo em grandes empresas.

O seminário promovido pelo NJE também contou com palestras de Gonçalo Borges, membro da Associação Paulista de Belas Artes, Caio Maia, sócio-fundador da Chilli Beans (marca de óculos de sol) e Vítor Seravalli, diretor industrial da Basf. Os participantes também assistiram a apresentação teatral do projeto Crescer da Basf.

Atuação – Com um ano de atividades, o Núcleo de Jovens Empreendedores também já promoveu três edições do Feirão do Imposto, visitas técnicas em empresas da região e palestras realizadas na Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e na Faculdade de Direito de São Bernardo. O NJE também ofereceu durante o último ano suporte para interessados no tema empreendedorismo. "Orientamos dois empreendedores do núcleo a montar e comercializar espaço de uma galeria de lojas na rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, que foi inaugurada no começo do mês", diz Moura Júnior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;