Internacional Titulo
Terceiro ‘turista espacial’ viaja à Estação Espacial Internacional
Por Da AFP
30/09/2005 | 12:05
Compartilhar notícia


O terceiro "turista" espacial, o americano Greg Olsen, segue no sábado, ao lado de um astronauta americano e de um cosmonauta russo, para observar a terra da ISS (Estação Espacial Internacional). Às 9h54 (0h54 de Brasília), a nave espacial Soyuz, cujas 300 toneladas de peso são propulsionadas por querosene e oxigênio, decolará - com Olsen, o americano William McArthur e o russo Valeri Tokarev - da célebre plataforma de lançamento Yuri Gagarin.

Os três homens entrarão em órbita e, depois de um tempo de adaptação à gravidade, acoplarão na segunda-feira a cápsula Soyuz TMA-7 à ISS. Esta é a terceira vez que um milionário concretiza o sonho de viajar pelo cosmos. Olsen, 59 anos, foi precedido pelo americano Dennis Tito em 2001 e pelo sul-africano Mark Shuttleworth em 2002.

Para cumprir o desejo, Olsen desembolsou US$ 20 milhões. Além disso, participou de 1.500 horas de treinamento na Cidade das Estrelas, perto de Moscou, e no cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, de onde decolará depois de assinar um contrato com a empresa Space Adventures, a única que gerencia estas viagens espaciais.

Olsen retornará a Terra no dia 11 de outubro, na companhia do russo Serguei Krikalev e do americano John Phillips, que estão no espaço desde 17 de abril e serão substituídos por Tokarev e McArthur a bordo da ISS.

As autoridades da Nasa (agência espacial americana) acompanharão de perto a decolagem da missão, já que dependem das naves Soyuz para enviar astronautas ao espaço. Desde agosto, a Rússia tem o monopólio dos vôos tripulado à ISS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;