Economia Titulo
Volkswagen antecipa plano de investimento e adianta produtos
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
03/05/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Antecipar os investimentos de R$ 2,5 bilhões que a Volkswagen aplicará até 2011 foi a primeira mudança que Thomas Schmall fez no plano de reestruturação ao assumir a presidência da empresa no Brasil, no início deste ano. Segundo ele, de 10% a 15% do valor será adiantado para executar os planos de 2007, que incluem dois novos carros nos próximos dois anos. Pelo menos um deles será fabricado na planta de São Bernardo, segundo fontes sindicais.

A pressa de Schmall é justificada pela meta de deixar a empresa sustentável em logo prazo. Afinal a Volkswagen do Brasil só viu lucro em dezembro do ano passado, após oito anos no vermelho. A melhoria financeira de R$ 1 bilhão, acumulada entre 2003 e 2006, foi anunciada na despedida do alemão Hans-Christian Maergner, incumbido pela matriz de aplicar o plano de reestruturação da empresa.

O lucro fez toda a cadeia automotiva do Grande ABC respirar com mais alívio, já que afastou o fantasma do fechamento da fábrica da Anchieta. Inclusive, Schmall já pensa em reformar a planta de São Bernardo.

Mercado - Para atingir o lucro, o antigo presidente da empresa precisou diminuir a dependência das exportações, concentradas em São Bernardo. O que será mantido por Thomas Schmall. Para ele, a liderança no mercado interno é fundamental para manter a companhia saudável. “É errado se apoiar no mercado externo”, afirma.

Ao observar os números, os planos do novo presidente se confirmam. No primeiro trimestre, a Volks apresentou crescimento de 17,8% nas vendas internas de carros e comerciais leves em relação ao mesmo período de 2006. A montadora é a segunda maior em vendas, com 23,6% do mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;