Internacional Titulo
Greve paralisa os transportes na França
Da AFP
03/04/2003 | 09:38
Compartilhar notícia


A greve convocada para esta quinta-feira por vários sindicatos em defesa do sistema de aposentadoria paralisa o tráfego aéreo, ferroviário e os transportes públicos nas grandes cidades.

Nos aeroportos parisienses de Roissy e de Orly, 70% dos vôos foram cancelados, enquanto a Direção Geral de Aviação Civil anunciou uma média de 80% de cancelamentos em todaa França.

O tráfego ferroviário suburbano contava com o serviço de um trem de cada dois na região de Paris. A companhia estatal SNCF anunciou, contudo, que o tráfego era "quase normal" para os trens nacionais. Em Paris, a greve afetou duramente os transportes públicos. Só circulava um metrô de cada três e o tráfego foi totalmente suspenso em várias linhas.

A greve também tem repercussões nos correios, nas escolas e nas repartições públicas. Os sindicatos programaram uma centena de manifestações em toda a França à tarde. A greve foi convocada em defesa do sistema atual de aposentadoria. O governo do primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin quer equipará-lo ao do setor privado, elevando de 37,5 para 40 os anos necessários de contribuições para se obter a aposentadoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;