Economia Titulo
Venda de água dispara 30% na região com dias quentes
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A baixa umidade do ar recorde registrada na Região Metropolitana de São Paulo tem aumentado a sede da população, tanto que as distribuidoras de água instaladas na região tiveram alta média de 30% nas vendas em relação às semanas anteriores. O desempenho é comemorado pelos empresários, que amargavam queda no faturamento devido ao tempo frio intenso.

Mesmo com seis caminhões em operação atender os pedidos, a Discom precisou contratar mais dois veículos para atender a forte demanda. Hoje serão entregues 950 garrafões, aumento de 90% frente aos dias anteriores, aponta Diego Gamba, sócio da distribuidora e da fonte Olímpica, localizada em Ribeirão Pires.

"O aumento médio nas vendas é de 30% nesta quinzena quando comparada à primeira", afirma o empresário. Segundo Gamba, a fonte produz cerca de 120 mil litros de água por dia, fornecidos para o Grande ABC, Baixada Santista e Capital.

Na andreense Diságua, os clientes que compravam apenas uma vez por semana estão antecipando a compra. O sócio da distribuidora, Jayme de Oliveira Junior, avalia que houve acréscimo de 30%, especialmente nesta semana. Ele completa que no inverno, as venda da bebida chega a cair 40%.

Oliveira afirma que se o tempo continuar seco até as primeiras semanas de setembro, o incremento nas vendas sobre agosto será, no mínimo de 20%. A empresa, que recebe média de 5.000 garrafões chega a fazer pedidos de 6.000, dependendo do volume de pedidos.

SÃO BERNARDO
De acordo com o sócio-proprietário da distribuidora Água Azul ABC, Cesar Orlandi Filho, o ritmo de vendas está quase próximo de uma pré-temporada de verão. Ele não consegue precisar o percentual de incremento na comercialização do produto, mas notou que o estoque de pequenas distribuidores fica defasado com mais rapidez.

Na empresa, o garrafão com dez litros é o que tem saída mais rápida, devido à praticidade para colocá-lo no filtro. "Como a concorrência é grande estamos correndo contra o tempo para dar conta das entregas e não perder clientes, pois se demorarmos, a pessoa faz o pedido para outra empresa", observa Orlandi.

Questionadas pela equipe do Diário, as distribuidoras da bebida garantiram que mesmo com a alta na demanda não houve reajuste nos preços dos galões.


Drogarias também registram incremento
Não são apenas os umidificadores e climatizadores de ar que dispararam nas drogarias. O clima árido também impulsiona a saída de itens como soro fisiológicos, hidratantes corporais e faciais, água mineral e inaladores.

As drogarias da Coop (Cooperativa de Consumo) viram a procura pela solução crescer 20% em agosto frente ao mês anterior. O soro é utilizado para hidratar as narinas e evitar o ressecamento e fazer inalação.

De sábado a terça-feira, as drogarias da rede Walmart na região Sudeste registraram vendas 184% superiores ao mesmo período da semana anterior. Os dois dias com maior movimento foram terça e quarta-feira. Entre os itens mais vendidos figura o soro fisiológico, com alta de 50%.

SÃO PAULO
Também na quarta, os aparelhos que amenizam os incômodos provocados pelo ar seco haviam desaparecido de pelo menos 11 farmácias e lojas espalhadas por todas as regiões da cidade.

A procura pelo produto aumentou até 150% e já há fila de espera. Algumas farmácias estão fazendo reservas para contatar os consumidores quando o umidificador chegar.


Encontrar umidificadores na região não é tarefa fácil
A equipe do Diário percorreu supermercados e drogarias instaladas na região e constatou em várias que os umidificadores de ar estão em falta. Em alguns estabelecimentos o último produto foi vendido na quarta-feira. A gerente de uma grande rede em Santo André afirma que não há previsão para a reposição dos produtos, pois os pedidos foram realizados ontem.

Na Coop (Cooperativa de Consumo), o item registrou avanço de 100% nas vendas em agosto quando comparado a igual mês do ano passado, aponta o gerente de compras de bazar/eletro da rede, Edson Rodrigues. "Antecipamos a compra dos produtos para conseguir atender os clientes." O umidificador está em falta em diversas unidades da supermercadista.

As lojas do Grupo Pão de Açúcar que comercializam o item também registraram crescimento de 100% nos primeiros 24 dias de agosto. Em Santo André o aparelho também está em falta, sem previsão para nova remessa.

A situação muda um pouco em São Bernardo, onde ainda era possível encontrar o umidificador em uma loja do Carrefour. A rede informa que a comercialização do produto em São Paulo quadruplicou frente ao mesmo período de 2009. "A expectativa é que o crescimento continue até as duas primeiras semanas de setembro", relata nota enviada.

Por fim, no Walmart, o volume de produtos vendidos neste mês foi 23% superior ao de julho. Segundo a empresa, novos pedidos foram feitos à indústria, que não relatou nenhuma deficiência para fazer a entrega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;