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Parceria oferece cursos de gestão na rede de ensino
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
07/08/2008 | 07:05
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Alunos de 75 escolas do Grande ABC terão a oportunidade de participar de curso de Gestão de Pequenas Empresas oferecido por parceria entre Secretaria de Educação do Estado, Centro Paula Souza e Fundação Roberto Marinho.

As aulas serão semipresenciais, com auxílio de coordenador e uso de material didático em tele-salas a partir da implantação do modelo Telecurso Tec (Tele-Tec).

Cada sala contará com até 43 alunos, que poderão participar do projeto a partir do segundo semestre do penúltimo ano do ensino médio. As instruções serão dadas sempre aos sábados.

O curso terá três semestres de duração. Durante este período, os alunos deverão comparecer às aulas por seis horas semanais - outras dez horas serão ocupadas com atividades fora das salas. No fim, cada um receberá certificado de conclusão emitido pelo Centro de Educação a Distância do Paula Souza.

O objetivo é fornecer qualificação profissional a adolescentes, por conta da necessidade de inserção no mercado de trabalho. "Queremos que sejam empreendedores, polivalentes, capazes de viver na sociedade global", afirma Suzana Aparecida Dechechi, dirigente da Diretoria da Regional São Bernardo.

A Secretaria de Educação utilizou critério específico para avaliar quais escolas seriam incluídas no programa. Aquelas que atendem alunos com maior risco social foram contempladas com o curso. Quatro cidades da região receberão as aulas: são 12 escolas em Santo André; 22 em São Bernardo; 20 em Diadema; e 21 em Mauá.

Colégios localizados em regiões centrais também foram contemplados por serem considerados "locais de passagem". "São alunos que moram em bairros distantes, mas buscam o ensino nestas escolas", afirma Suzana.

O primeiro semestre deste ano serviu como um preparatório para os alunos que assistirão às aulas a partir deste mês. A avaliação da Secretaria de Educação é de que o resultado inicial foi bastante positivo.

A dirigente da regional de São Bernardo afirma que até mesmo alunos com problemas disciplinares demonstraram aplicação no período preparatório. "Surpreendentemente, melhoraram até o mesmo o desempenho na grade curricular normal."




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