D+ Titulo
Google+, Photovine e FaceAnônimos
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Quase que a cada piscar de olhos, surge uma nova tecnologia, programa, aplicativo ou ferramenta na web. Você está antenado com o que está rolando na rede? (consultoria de Fernando Passini, especialista em internet):

Google+ - O Orkut, do Google, veio com tudo e por um bom tempo ocupou o lugar de queridinho dos internautas. O problema é que a rede social não fez o mesmo sucesso fora do Brasil. Foi aí que o principal concorrente, o Facebook, passou na frente e virou o preferido dos brasileiros. Para tentar reverter a situação, o gigante da web lançou em 28 de junho o Google+. A proposta é colocar o Google na cabeça das pessoas como uma plataforma social. Em muitos aspectos parece com o Facebook, mas tem interface (cara) com visual mais limpo e organizado. Lá também é possível organizar os amigos em círculos (escola, vizinhos, família). Assim fica mais fácil se comunicar com determinado grupo. Também é possível se conectar com várias pessoas por vídeo, na ferramenta chamada Hangouts. Além disso, o Google+ trabalha integrado a outros serviços, como o Gmail.

Como usar? Por enquanto é preciso receber um convite para entrar. Basta deixar o nome e e-mail para dizer que está interessado (https://plus.google.com).

 

Photovine - Outra ferramenta que promete bombar é o Photovine. O projeto está sendo tocado pela Slide, empresa comprada pelo Google em 2010. Basicamente é serviço de compartilhamento de fotos em uma rede social. O foco está na ação das pessoas visualizarem as fotos assim que forem postadas e poderem responder com outras imagens, criando uma árvore de fotos relacionadas não necessariamente a um assunto, mas às pessoas que as compartilham. Assim cada grupo de fotos pode se transformar em imensa galeria, alimentada por usuários do mundo todo. Para participar tem de ter celular com câmera e conexão 3G com a net.

Como usar? Também está em fase experimental, mas dá para registrar o e-mail e ficar na fila de espera para ser chamado quando o serviço estiver funcionando regularmente (http://photovine.com).

 

FaceAnonymous - O Facebook virou febre tão forte (750 milhões de pessoas no mundo) que foi criada uma página para ‘viciados'. O FaceAnônimos é para quem não fica um dia sem publicar comentários, curtir, postar fotos e conferir as atualizações de seus contatos. O experimento oferece tratamento por duas semanas, o que inclui bate-papos com outros integrantes e uma planilha de controle de acessos, que o usuário precisa preencher diariamente com o número de entradas. Está curado quem conseguir não visitar o Face mais do que duas vezes em um dia. Os criadores Dan Peguine e Siavoh Aratesh acreditam que era a hora de deixar esse canal mais saudável. Para o especialista Fernando Passini, é algo meio bizarro, mas ele concorda com a ideia de reduzir o tempo que os internautas dedicam às redes sociais. "Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, mas que cria barreiras físicas entre as pessoas. Propostas como esta têm de ser consideradas sob a ótica de que o físico e o virtual devem sempre existir, e as pessoas precisam do contato físico."

Como usar? Basta acessar http://faceanonymous.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;