Cena Política Titulo
O pós-Rautenberg na política andreense
Por Raphael Rocha
05/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O anúncio do vereador Roberto Rautenberg (PRB), de Santo André, de licenciamento do mandato – até mesmo com possibilidade de renúncia do cargo – causou alvoroço no meio político da cidade. O boato já circulava por alguns dias, mas a divulgação do fato no Diário fez explodir especulação em torno do caso. Muitos começaram a traçar planos de como podem captar os votos de Rautenberg, que trabalha politicamente com a causa animal. Há políticos que já buscaram associação da sua imagem a essa vertente, porém são poucos que conseguem a fidelização de votos. Rautenberg se preparava para vir a deputado na próxima eleição. Sua ausência abre esse vácuo, que pode ser explorado eleitoralmente.

BASTIDORES

Chefia de gabinete
Líder do governo na Câmara de São Bernardo, Ramon Ramos (PDT) contratou Marcela Facundo Costa para ser chefe do seu gabinete no Legislativo. Marcela é mulher do ex-vereador e ex-prefeiturável de São Caetano Gilberto Costa (PEN). Ela substituirá Roberta de Souza Marangoni Figueiredo, irmã do presidente do DEM de Santo André e secretário de Habitação andreense, Fernando Marangoni.

Refis em Rio Grande
A Prefeitura de Rio Grande da Serra instituiu um plano de recuperação de dívidas, o Refis. O contribuinte que quiser regularizar sua situação com a administração poderá zerar o passivo em três vezes com 100% de desconto em juros e multas. O máximo será de 36 parcelas, com menor índice de abatimento de juros e multa. A inscrição pode ser feita até o dia 29 de dezembro.

Maestro
Chamou atenção de muitos a atuação do ex-vereador e ex-secretário de Cultura de Santo André Tiago Nogueira (PT) na sessão de quinta-feira, na Câmara. Com larga experiência na política, Tiago funcionou como maestro da bancada petista na Casa em meio aos debates de falta de pagamento de algumas entidades sociais do município.

Cobiçado
Pré-candidato a deputado estadual no ano que vem, o presidente da Câmara de Mauá, Admir Jacomussi, hoje no PRP, recebeu convites de três partidos: PEN, PR ou PSB. Os dois primeiros saem na frente caso o sistema eleitoral se mantenha – com pleito proporcional. O PSB é a sigla de seu filho, o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, mas viraria alternativa se o modelo de distritão (elegem-se os mais votados) valesse para o ano que vem.

Presença confirmada
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou presença no 1º Meeting Empresarial – Novos Caminhos e Novas Oportunidades, que será realizado no Teatro Municipal. Será a primeira vez em que o tucano virá a solo andreense. Nas demais vezes, Doria apareceu em São Bernardo, administrada por Orlando Morando (PSDB). Em Santo André, o prefeito é Paulo Serra (PSDB).

Trio
O presidente da OAB de São Bernardo, Luis Ricardo Davanzo (PRB), o ex-vereador e ex-secretário de Educação da cidade Admir Ferro (PTB) e o ex-deputado estadual Giba Marson (Rede) foram vistos em uma tradicional padaria no Rudge Ramos na semana passada. O tom da conversa foi o futuro político do trio e qual posição vão ter com relação ao prefeito Orlando Morando (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;