Diarinho Titulo
Sondas estudam Marte há 50 anos
Caroline Ropero
Especial para o Diário
07/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


No filme, Milo tem dificuldade para andar e respirar em Marte. Isso ocorre porque a força da gravidade, que puxa tudo para o centro de cada planeta, é muito mais fraca em Marte do que na Terra, cerca de 1/3. Assim, em Marte você pesaria três vezes menos do que na Terra! Essa gravidade é tão fraquinha que não consegue manter uma atmosfera tão densa como a que nós respiramos e isso obriga Milo a usar capacete para poder respirar. Pedro Leoni, 8, de São Bernardo, diz que gostaria de conhecer marcianos, mas não queria morar lá. "Deve ser sujo e cheio de lixo (eletrônico), como aparece no desenho."

Mas será que há vida em Marte? Ainda não há provas de que marcianos existem. Desde 1960, cientistas tentam desvendar os mistérios do Planeta Vermelho (tem esse nome porque aparece como estrela vermelha no céu terrestre). A primeira sonda espacial a chegar com sucesso foi Mariner 4, que pousou lá em julho de 1965 e tirou as primeiras fotos daquele planeta. Depois vieram outras. Em 2008, a sonda Phoenix da Nasa, dos Estados Unidos, encontrou água lá.

Acredita-se que Marte é o único planeta com características semelhantes às da Terra. Isso tornaria possível sua evolução, ou seja, poderia ter vida lá. No entanto, para o ser humano seria impossível a adaptação. Além de não ter oxigênio suficiente, não há camada que protege contra radiação, e o clima é muito mais frio - chega a mais de 100 graus abaixo de zero! Há estações do ano como aqui, mas são muito mais longas, já que o planeta leva o dobro do tempo da Terra para dar uma volta completa em torno do Sol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;