Política Titulo Diadema
Lauro prorroga por mais seis meses entrega da Creche Naval

Prefeito de Diadema havia prometido conclusão de unidade em agosto de 2013

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
21/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), prorrogou por seis meses a entrega da Creche Naval, localizada na Vila São José, que havia sido prometida em agosto de 2013.

A obra foi iniciada em 2012, durante o governo Mário Reali (PT), e dispõe de Orçamento em torno de R$ 2,6 milhões.

O novo prazo foi estabelecido pelo do governo do verde junto à Caixa Econômica Federal, que publicou novo aditivo do contrato, descrevendo a construtora Porto Construções e Projetos Ltda como responsável pela execução do projeto. A prorrogação de seis meses passou a contar de 3 de setembro.

Em março, reportagem do Diário detalhou os atrasos no canteiro. Na ocasião, o governo Lauro firmou que a conclusão ocorreria dentro de seis meses; exatamente, este mês. Destacou que 75% dos serviços já estavam concluídos.

A justificativa pelo atraso foi atribuída à morosidade do governo federal e da Caixa, argumentando que os repasses não foram efetuados no cronograma vigente. Procurada desta vez, a Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.

Pelo projeto inicial, o prédio abrirá 180 vagas, terá dois andares, com seis salas e dez berçários. O local também contará com um Cras (Centro de Referência da Assistência Social). A estrutura servirá para aliviar a fila de espera por espaço em creches na favela Naval, na Vila São José e na comunidade da Nova Conquista.

Ao longo período inicial de construção, o projeto chegou a ficar de lado por aproximadamente por um ano e meio, segundo relato dos moradores do bairro.

Os serviços foram retomados de maneira morosa. Atualmente, o local apresenta visual de que falta muito para a conclusão. A estrutura está de pé, com seus dois andares previstos, mas ainda há muito a ser feito, como serviços de acabamento. Entre eles pintura, colocação de janelas e portas. Registrou-se também pouco efetivo do quadro de funcionários tocando a obra em determinado período.

A placa com os indicativos da obra e números segue apagada. Data do início da obra foi escondida, assim como valor total do projeto, firmado em parceria entre governo federal e Prefeitura de Diadema.

O governo Lauro segue com deficit na Pasta de Educação. A defasagem segue em torno de 4.000 vagas. Número que foi herdado da gestão Reali, em 2013. Segundo o ex-prefeito, as intervenções para a Creche Naval estavam empenhadas, ou seja, havia disponibilidade financeira para a conclusão do projeto dentro do primeiro prazo estipulado. Neste pacote deixado pelo petista havia outras duas unidades: Ilhéus, no Jardim União, e Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Alvorada. Ambas também estão atrasadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;