Economia Titulo Trabalho
Contratação de aprendizes sobe
41% no primeiro semestre
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
24/08/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O mercado de trabalho segue aquecido em todo o País. E não são apenas os profissionais com vasta experiência no mercado que estão encontrando oportunidades de emprego. A contratação de aprendizes também está em alta. Só no primeiro semestre, por meio do Centro de Integração Empresa-Escola, houve expansão de 41% nas vagas geradas para esse grupo, chegando a 26.410 jovens contratados para capacitação profissional, ante 18.676 no mesmo período do ano passado.

A gerente Sylvana Rocha espera resultado mais expressivo ao fim do ano. "Deveremos chegar ao fim do ano perto da marca de 35 mil jovens em capacitação em todo o País."

Ela disse que as empresas estão mais sensíveis à responsabilidade de qualificar os futuros profissionais. "Inúmeras companhias, mesmo desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos", afirmou Sylvana.

Segundo a a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar aprendizes em cotas correspondentes de 5% a 15% do quadro de empregados.

Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação do jovem concomitantemente ao treinamento prático.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;