Economia Titulo Emprego
'Emprego se estabiliza em março', diz Lupi
25/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse ontem não acreditar no agravamento do desemprego após o mês de março e que o governo federal deve anunciar em breve novas medidas no sentido de evitar novos corte de vagas.

"O foco (das medidas) não será amparar o desempregado e sim garantir e gerar empregos", afirmou durante a festa de comemoração do Dia Nacional dos Aposentados, no Parque Esportivo do Trabalhador, antigo Ceret, na Zona leste de São Paulo.

Lupi também voltou a ameaçar com punições as empresas que receberam recursos para investir em produção e mesmo assim promoveram demissões nos últimos meses. "(As empresas) Serão punidas de acordo com a lei", afirmou.

Segundo Lupi, o ministério tem todo o controle de quem demitiu, a partir dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No evento comemorativo, o ministro entregou ao Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical a carta sindical, o que permitirá à entidade abrir ações coletivas em nome de seus associados. Isso vale como um reconhecimento oficial da entidade sindical. "É um marco", anunciou Lupi.

Também presente ao evento, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, disse ter expectativas menos otimistas sobre o desemprego.

Para ele, os índices oficiais serão piores em janeiro do que em dezembro (segundo o IBGE, o índice de desemprego no País fechou o ano em 6,8%) e a estabilidade só deve chegar em abril, com a recuperação dos índices prevista para maio.

Paulinho disse que o governo tem de enfrentar a crise e voltou a defender a redução dos juros e do spread bancário, além de corte dos impostos. Sobre os juros, Paulinho propõe que as reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), que decide sobre a taxa básica Selic, passem a ocorrer a cada 15 dias. As reuniões hoje acontecem a cada 45 dias. Paulinho também quer que os trabalhadores passem a fazer parte do CMN (Conselho Monetário nacional).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;