Cultura & Lazer Titulo Figurino
A dona dos looks da novela
Gabriela Germano
Da TV Press
25/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar de trabalhar há 29 anos como figurinista na Globo, Helena Gastal teve uma certa dificuldade ao assumir essa responsabilidade em Três Irmãs. O estilo desencanado dos surfistas, que mesclam listras com xadrez ou grafismos com estampas floridas, foi um choque para a veterana. "Tive de contrariar uma estética a que estava acostumada. Mas agora liberou, misturo tudo", confessa Helena.

Por viver no Rio, Helena já tinha em mente muito do que marca o estilo da moda verão. Mas nem por isso deixou de buscar outras referências. Viajou para Santa Catarina, um grande point jovem do verão brasileiro, e encomendou algumas fotos a uma amiga que viajou para o Havaí. "É interessante comparar as tribos", justifica a figurinista, ao dizer que as roupas de neoprene - um ‘uniforme' para aqueles que realmente pegam onda, pois mantêm o calor na água gelada - foi uma das partes mais detalhadas do trabalho. "Tem de ser prática e isso é imprescindível inclusive no caso dos dublês. Cada uma também precisou ter uma cor específica para diferenciar os personagens dentro da água", explica Helena.

Mas nem tudo é sol e areia em uma novela que se passa na praia. Muitas telespectadoras ligam para a emissora querendo saber como podem encontrar as roupas mostradas na novela. Os visuais de Suzana, Alma e Dora - Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli e Cláudia Abreu, respectivamente - são os campeões na preferência. "O público acha o visual da Alma mais interessante, o que até me surpreendeu, porque ela é a mais básica das três", afirma Helena. A figurinista, no entanto, enfatiza que esse é um tipo de resposta positiva para a atriz. "Tivemos de despojá-la, abrir mão do glamour no visual da Giovanna. Mas deu certo porque ela tem um charme natural", elogia.

Para a intérprete, o figurino ajuda a pontuar o lado atrapalhado de Alma, justamente o que mais cativa o público. "Aquelas bolsas grandes, lenços pendurados no pescoço, tudo faz com que ela se embanane ainda mais e as pessoas acham engraçado", acredita Giovanna Antonelli, que não adota no dia a dia roupas de suas personagens.

Outras atrizes gostam tanto das peças que usam em Três Irmãs que não pensariam duas vezes em se vestir do mesmo jeito para sair às ruas. É o caso de Juliana Schalch, que interpreta a surfista Juliana. "Eu me sinto super à vontade com o figurino da personagem. Adoro os vestidos e sou apaixonada pelo chapéu de caubói que uso na trama", revela a atriz.

O caso da editora de moda Walquíria, personagem de Maitê Proença, também exigiu bastante cuidado de Helena Gastal. Tudo porque fazer com que uma personagem elegante não pareça over em uma cidade tão pacata e simples não é uma tarefa fácil. "Para traduzir o perfil dela para o público, não posso mostrá-la de jeans e de camiseta. Mas também não dá para usar saltão. Encontrar o ponto que torna o seu visual verossímil é o segredo", resume a figurinista.

A falha que não pode ocorrer, nunca, é os atores ficarem feios. Há quem prefira biquínis mais largos, há quem goste dos fininhos com lacinhos. Tudo é conversado antes para que o elenco se sinta bem. "Temos truques para tapar os problemas de cada um. Encontrar a melhor maneira de acomodar cada corpo faz parte do nosso trabalho", explica a figurinista, que faz uma crítica à moda atual. "Tem muito volume e estampa. O que facilita a que todo mundo erre. Cada um tem de buscar o que realmente lhe cai bem, independentemente de tendências", opina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;