Política Titulo DGABC Pesquisas
Luiz Marinho recebe nota 5,7 dos eleitores de São Bernardo

Único prefeito em segundo mandato no Grande ABC tem gestão avalizada por 39,8%

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ganhou nota 5,7 do eleitorado da cidade. É o que apresenta levantamento do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário.

O número é pior do que a média que conquistou dos são-bernardenses na pesquisa de junho do ano passado, quando alcançou índice 6,1 da população. Em relação à sondagem de novembro, o desempenho é levemente superior, pois ele havia obtido nota 5,7.

Em um ano, caiu em 4,3 pontos percentuais o número de cidadãos que aprovam a gestão Marinho. Em junho, 44,1% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo o trabalho do petista à frente do Paço de São Bernardo. Esse número agora é de 39,8%. Na análise com novembro, aumentou em 5,1 pontos percentuais o volume de contentes com o segundo mandato do ex-ministro do Trabalho.

Foi justamente no segundo governo que estouraram casos de irregularidades na Prefeitura de São Bernardo, sendo que grande parte das ilegalidades apontada pelo Ministério Público.

A principal delas foi a comprovação por parte do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de superfaturamento na compra de mochilas e tênis distribuídos a alunos da rede municipal. O desvio inicial estimado em R$ 4 milhões resultou, inclusive, em ação na Justiça, com pedido de prisão solicitado da secretária de Educação, Cleuza Repulho (PT). A despeito da pressão, Marinho manteve Cleuza no primeiro escalão.

ESCOLARIDADE
A gestão Marinho tem maiores índices de rejeição entre eleitores com Ensino Fundamental completo – neste estrato, são 29,2% que acham a administração ruim ou péssima.

Maiores dados de aprovação são conferidos entre entrevistados analfabetos ou com Ensino Fundamental incompleto. Nesta faixa, são 45,5% das pessoas que classificaram o trabalho como bom ou ótimo.

É também entre esse eleitorado que Marinho tem a maior nota: 6,2. A menor média foi dada por quem tem Ensino Fundamental completo.

FAIXA ETÁRIA
O segundo mandato de Marinho é mais bem avaliado entre pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o DGABC Pesquisas, 44,4% dos idosos entrevistados acreditam que o petista faz bom ou ótimo governo. Também é essa faixa etária que concebe maior nota ao chefe do Executivo são-bernardense: 6,5.

A maior taxa de desaprovação está no eleitorado de 16 a 24 anos. Entre os jovens questionados pelo levantamento encomendado pelo Diário, 31,1% comentaram que a política de Marinho é ruim ou péssima. Para eles, o prefeito tem gestão nota 4,7.

Na faixa de eleitorado de 35 a 44 anos, o chefe do Paço foi considerado regular para 36,6% (recebeu nota 4,9). Média 6 foi dada pelos entrevistados com idade de 45 a 59 anos.

ANÁLISE DE RIVAIS
O DGABC Pesquisas também levantou dados referentes aos eleitores de adversários de Marinho na eleição de 2012. Entre os que votaram em Alex Manente (PPS), o petista conquistou nota 4,2.

Para quem aderiu à campanha de Marinho há dois anos, o governo é nota 6,7. Já para os que escolheram outros candidatos – Aldo Santos (Psol), Ademir Silvestre (PSC) e Lígia Gomes (PSTU) –, a administração do PT mereceu nota 5,2.

A sondagem foi realizada no dia 30, com 400 pessoas. A margem de erro é de cinco pontos. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo) sob protocolo SP-00012/2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;