Política Titulo Nova mudança
Fundadora do PT, Heleni coordenará campanha do DEM

Ex-vereadora de Sto.André vai encabeçar empreitada de Rodrigo Garcia, que irá concorrer à reeleição na Câmara Federal

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
13/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A ex-vereadora de Santo André Heleni de Paiva vai coordenar na cidade a campanha política do deputado federal Rodrigo Garcia (DEM), ex-secretário no Palácio dos Bandeirantes e candidato à reeleição no pleito de outubro. O acordo entre a ex-petista e a cúpula democrata foi firmado na última semana, colocando-a novamente em campo oposto ao projeto da administração local. Ela foi filiada ao PT durante duas décadas. Neste período, se elegeu por quatro mandatos na Câmara.

Heleni ficará responsável por comandar a empreitada do parlamentar na região do Primeiro Subdistrito do município – Centro, Vila Guiomar, Campestre e adjacências. O DEM faz parte do arco de alianças que apoiará as candidaturas tucanas de Aécio Neves à Presidência da República e de Geraldo Alckmin na reeleição ao governo de São Paulo. Garcia se desincompatibilizou da gestão estadual para ficar apto para as urnas e fará dobrada com o vereador Evilásio Santana, o Bahia (DEM), que brigará por vaga na Assembleia Legislativa.

No rol de aliados, o DEM, bem como o PSB, do candidato a vice-governador Márcio França, servirá de base para o palanque de Alckmin em Santo André. Isso porque o PSDB municipal tem pouca expressão na cidade. Indicado por Garcia, o presidente da executiva municipal democrata, Fernando Marangoni, tem o papel de fazer reestruturação nos quadros e escolheu Heleni para auxiliar na adesão. “Ela é líder incontestável e chefiará o DEM Mulher para ajudar a fortalecer o partido.”

Desapontada com os rumos da legenda, Heleni deixou o PT em 2007 para ingressar no PDT, no fim da legislatura. À época, ela foi acusada de infidelidade partidária. A sigla requereu a cadeira na Justiça, porém sem sucesso. Após esse estremecimento, não conseguiu renovar seu mandato em cargo eletivo. Na campanha seguinte, recebeu 2.392 votos, insuficientes para garantir vaga. Saiu da ala pedetista para encampar no PSDB. Em sua última ligação partidária, ficou atrelada ao PSD, chefiado por Paulinho Serra.

A decisão sobre nova disputa por cadeira na Câmara, segundo Marangoni, ficará a cargo da própria Heleni. O dirigente mencionou que a proposta de entrada para o DEM não passou por essa discussão. “Não tocamos no assunto de candidatura. Por outro lado, se houver vontade da parte dela, é claro que é nome forte”, defendeu o democrata, ao acrescentar que a sigla não compõe a bancada governista, só que dá suporte ao prefeito Carlos Grana (PT) “no que for bom para a cidade.”

Advogada, a ex-petista, recentemente, se reaproximou do PT e aceitou cargo de direção do Procon na gestão Grana. A parceria, porém durou só o primeiro semestre de 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;