Esportes Titulo Carinho
Mesmo após vexame, David Luiz acumula fãs em Diadema

Defensor tem poucos amigos no município,
que deixou aos 14 anos para jogar no Vitória-BA

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
10/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Claudinei Plaza

Apesar da vergonha que a Seleção passou contra a Alemanha, David Luiz, nascido em Diadema, ainda conquista o carinho do torcedor da sua cidade natal. O defensor tem poucos amigos no município – que deixou aos 14 anos para jogar no Vitória-BA –, mas seu pai, Ladislau, ainda é muito lembrado.

Natural de Cataguases (MG), Ladislau chegou a Diadema na década de 1970 e conseguiu emprego na Conforja, onde trabalhou com Nires Ferreira, de 58 anos, hoje aposentado. “Montamos um time para jogar com outras fábricas. O pai dele (David) era melhor do que ele (risos). Era um Ademir da Guia (ex-jogador do Palmeiras), bastante calmo, sabia tocar a bola”, afirmou Nires que, apesar do contato perdido após a família do jogador se mudar para Juiz de Fora (MG), manteve o carinho pelo zagueiro. “Eu torço por ele (David). É como se fosse um integrante da família”, contou. Nires faz questão de guardar fotografias do defensor ainda criança.

E ‘seu Lau’, como carinhosamente é conhecido o pai do zagueiro, também deixou saudade no Grêmio Esportivo Sete de Setembro, clube amador da cidade. Foi com o atleta no meio que o time se sagrou campeão diademense de 1981. “Ele era muito habilidoso. Controlava a ‘criança’ (bola) como poucos”, brincou Sebastião Guerra, 70 anos, ex-diretor do clube, que não gostou da atuação de David na terça-feira. “Ele jogou do lado contrário da zaga e não foi bem. Mas quem foi bem no Brasil?”

Atual diretor do Grêmio, Thiago Souza, 29, elogiou a Copa realizada pelo zagueiro. “De todos os jogadores, ele se destacou mais. Foi o que deu mais raça”, disse, à sombra de uma enorme foto do time campeão em 1981. Na época, o sorridente Ladislau nem sonhava, mas o Brasil, em 33 anos, seria humilhado pela Alemanha com David, que nem estava nos planos, como capitão.

Secretário elogia participação de zagueiro na Copa: ‘Orgulho’ - O vexame histórico protagonizado pela Seleção Brasileira diante da Alemanha não afetou a opinião do secretário de Esporte e Lazer de Diadema, Antonio Marcos Ferreira da Silva, o Marquinhos da Liga (Solidariedade). De acordo com ele, o desempenho de David Luiz na Copa do Mundo foi motivo de orgulho para a cidade de Diadema.

“O David (Luiz), independentemente do resultado, se comportou, desde o início da Copa, como um dos melhores da Seleção Brasileira. Para nós, que somos de Diadema, nos orgulhou demais ver uma pessoa como ele se portar daquela forma. Independentemente do resultado, foi uma satisfação imensa”, destacou Marquinhos.

A equipe do Diário tentou entrar em contato com o prefeito Lauro Michels (PV), mas não obteve sucesso.

CIDADES

Nos municípios percorridos pela equipe do Diário ontem, apesar das poucas pessoas na rua devido ao feriado de 9 de julho, já era possível notar menor número de carros enfeitados com bandeiras do Brasil, seja nos vidros, nos capôs ou nos retrovisores.

Pelas ruas de Diadema, apenas uma bandeira do Brasil foi flagrada em frente a um bar. Nenhum transeunte foi visto com camisas da Seleção na cidade, assim como nas vizinhas Santo André e São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;