Diarinho Titulo Bastidores
Um dia com Chiquititas

Diarinho conferiu a gravação da novela
e revela detalhes sobre atores e produção

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
06/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em uma salinha duas meninas cantavam músicas da animação Frozen e davam risadas altas. No espaço, tinham joguinhos, minicesta de basquete, bonecas, livros e sofás. Lá, Giovanna Grigio, 16 anos, e Cinthia Cruz, 14, brincavam enquanto esperavam para gravar as cenas de Mili e Cris, suas personagens na novela Chiquititas.

O Diarinho acompanhou um dia de filmagens da atração, exibida pelo SBT; conversou com atores, visitou cenários (alguns ainda nem apareceram na TV) e descobriu curiosidades.

As gravações acontecem nos estúdios sete e oito do Complexo Anhanguera, núcleo de produções da emissora. Há pouco mais de um ano, Giovanna vai para o local de cinco a seis vezes por semana e permanece até seis horas gravando. Ela mora em Mauá e aproveita o longo caminho até o SBT para aprender as falas da protagonista da trama. “Já estou acostumada.”

Cinthia revela que as brincadeiras nos bastidores só são possíveis quando o texto está decorado. Ter diálogos na ponta da língua, aliás, é uma das regras destacadas no quadro pendurado num corredor. Gentileza gera gentileza e celular tem de ficar fora do estúdio são outras.

Mas a turma também se diverte em cena, durante as gravações, principalmente dos clipes musicais. “É cansativo, mas gratificante”, afirma Cinthia.

Em uma sala, que reproduz nas paredes a cozinha de Chico, Raissa Chaddad, 11, que interpreta Bia, fazia lição de Ciências com a ajuda da pedagoga Carolina Benvindo de Sousa. “Quando acaba nossas cenas de briga, sempre nos abraçamos. Aqui fora a gente é bastante amiga, brinca e conversa.”

Romance, intrigas e grandes revelações estarão nos próximos capítulos de Chiquititas. Cerca de dez personagens ainda vão entrar na trama. O terceiro CD e DVD devem ser lançados em breve.


Cada um tem seu jeito fora da telinha

Em pouco mais de um ano de gravações, uma das coisas mais importantes que os atores mirins aprenderam é que não são iguais aos personagens que interpretam. “A Mili é uma menina meiga, quase perfeita. Sou diferente. Às vezes, sou meio impaciente”, diz Giovanna Grigio.

Lívia Inhudes, 13 anos, também não tem muito a ver com Vivi. Segundo as amigas, é a comediante do grupo. Vira e mexe faz gracinhas para que todos deem risada. “Gosto de jogar futebol. Também não sou tão ‘frescurenta’ e enjoada.”

As amigas revelam que Raissa Chaddad é uma fofa, bem diferente da encrenqueira Bia. “Quando chego ao estúdio, me concentro bastante para entrar na personagem. Fico na minha marcação, fecho os olhos e os ouvidos e penso na cena”, conta Raissa.


E quando o fim chegar?

O último capítulo de Chiquititas deve ir ao ar em março de 2015. Falta muito tempo para o fim, mas os atores já estão pensando no assunto. “Tenho medo de não fazer mais nada (na TV). Meu sonho é continuar nesta carreira”, revela Cinthia Cruz.

“Sou positiva. Penso que vou fazer várias coisas. Espero ter oportunidades”, diz Giovanna Grigio, que curtiria atuar em novela de época e estudar cinema.

Já Raissa Chaddad tem receio de não reencontrar os amigos. “Estamos ainda mais próximos para aproveitar bem. Vai ser chororô em casa. Minha mãe fala que vou ter de aguentar.”

Segundo Rosa Maria Naccarato, psicóloga que acompanha os atores, antes de as gravações acabarem será feito trabalho para ajudá-los a superar o momento. “O personagem vai sempre fazer parte da história deles. Mas o importante é a pessoa, porque personagem vai e vem.”


Todos os desafios são superados pela turma

Acordar cedo, ir para a escola, almoçar rapidinho, gravar novela por até seis horas, fazer lição e estudar para prova não é moleza. Mas, segundo o falante Pedro Henrique, 11 anos, (que interpreta Thiago), as dificuldades são superadas quando fazemos o que amamos. “Meus pais perguntam se não canso, e digo que sempre quis isso”, conta Pedro, que já atuou nos musicais Priscilla – Rainha do Deserto e Thriller Live Brasil Tour (sobre Michael Jackson).

“O ambiente é tranquilo. Não tem pressão. A gente se sente em casa”, diz Gabriel Santana, 14, que dá vida ao Mosca. Gui Vieira, 11, (o Binho) concorda com o amigo. “Os diretores brincam, fazem piadas.”

Os atores mirins são elogiados pelos colegas veteranos. “Venho trabalhar com os anjos. São muito criativos e cheios de energia”, afirma Giovanna Gold, que faz a interesseira Carmem.

O preparador de elenco Beto Silveira também fala com carinho sobre a turma. “Estou com uma ninhada que tem muita responsabilidade. Leva a sério. Nunca precisei dar bronca. O que demoravam três horas para decorar, agora levam 40 minutos.”


Bastidores

Os figurinos de todos os personagens ficam superorganizados numa sala. Ali perto há costureiras prontas para consertar qualquer defeito.

A sala do Orfanato Raio de Luz é um dos cenários mais bonitos e impressionantes. Além de madeira, muitos detalhes são feitos de isopor.

No camarim da maquiagem há fotos com a caracterização de cada personagem. Isso é importante para que o visual fique sempre igual.

Doces do Café Boutique deixam a gente com água na boca. Mas quando vemos de pertinho notamos que são cenográficos (de mentira).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;