Cultura & Lazer Titulo Especial
Jornada Cultural
anima Santo André

Evento, que ocorre no fim de semana, serve
como comemoração do aniversário da cidade

Luís Felipe Soares
04/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Uma maratona de atrações de diferentes linguagens promete agitar Santo André no fim de semana. A partir de amanhã, a cidade recebe a segunda edição da Jornada Cultural, com atividades gratuitas espalhadas por diversos espaços. Neste ano, o evento aparece como uma das ações que celebram o mês de aniversário do município, que irá completar 461 anos na terça-feira.

Serão mais de 22 horas de opções que passam por música, artes plásticas, teatro, artesanato, cinema, contação de histórias e gastronomia, sem contar alguns bate-papos, workshops e palestras temáticos. A agenda completa do projeto está no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br).

“No ano passado a festa ocorreu em junho e resolvemos antecipar por causa da Copa do Mundo”, explicou o secretário de Cultura, Raimundo Salles (PDT). “Estamos com quase 100 atrações que foram montadas para fortalecer o nosso cenário cultural. Temos que dar continuidade a um projeto como este que está se estabelecendo.”

Amanhã, uma das atrações de abertura é a exposição Gente de Cinema, na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171. Tel.: 4427-7701). A mostra espalha fotos e textos que exploram o trabalho de Guilherme de Almeida, um dos pioneiros na área de crítica da sétima arte no Brasil. O material fica em cartaz das 9h às 22h.

Parte das atividades ocorre em palco montado no estacionamento do Paço Municipal (Praça 4º Centenário). Entre os convidados estão o Coro de Santo André (às 12h), a cantora Tata Alves (14h30) e o Projeto Nave (20h).

O Clube Atlético Aramaçan (Rua São Pedro, 345. Tel.: 4972-8200) recebe, a partir das 20h, o encontro da Orquestra Sinfônica local com Zizi Possi. A performance irá se repetir na terça, às 20h, no Teatro Municipal, com ingressos sendo distribuídos com uma hora de antecedência.

Integrantes da banda Leeds, os irmãos andreenses Renan (voz e guitarra) e Willian Paiva (bateria) irão apresentar canções autorais, casos de Diga e Está Escrito, e versão mais pesada de O Calibre, dos Paralamas do Sucesso. O show está marcado para as 13h, no saguão do Teatro Municipal.

“Sempre é especial tocarmos no nosso berço. Fazemos parte de uma cena muito forte. Temos orgulho de participar da jornada e do aniversário”, disse Willian.

No domingo, a partir das 16h30, também no estacionamento do Paço, Lia Cordoni presta homenagem ao centenário de Dorival Caymmi (1914-2008). Versões de Doralice e Saudade da Bahia estão no repertório.

Ela revela que a apresentação terá um gosto diferente. “Moro em Santo André há dez anos e me sinto abraçada pela cidade. É muito bom ser lembrada para animar o pessoal do próprio município”, afirma a cantora.

Mais tarde, o palco recebe o violão de Robson Miguel (18h) e a viagem pelas carreiras de Tim Maia, Roberto Carlos e Jorge Ben Jor de Os Robertos (19h30).

A peça Pedro e o Capitão, curtas-metragens presentes no Festival do Minuto, aulas de dança contemporânea e feira literária com escritores da região estão na lista da jornada.

GASTRONOMIA

Amanhã também marca o segundo ano do Sabores na Rua, reunião de opções culinárias de restaurantes e espaços gastronômicos de Santo André. A ideia da festa é disponibilizar pratos de qualidade a preços acessíveis.

Barracas de comida chinesa, pastel, lanches e bebidas estarão das 10h às 22h no estacionamento do Paço. Não haverá venda no domingo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;