Setecidades Titulo São Bernardo
Religiões afro
fazem festa para
São Jorge no Baetão

Homenagem ao santo reuniu cerca de 3.000 seguidores do Candomblé e da Umbanda da cidade

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
20/05/2013 | 07:04
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


Cerca de 3.000 seguidores das religiões Umbanda e Candomblé celebraram a 4ª Festa de Ogum e Homenagem a São Jorge, em São Bernardo. Organizado pela Afecab (Associação Federativa da Cultura e Cultos Afro-Brasileiros) do município, o evento ocorreu, ontem, no Ginásio Poliesportivo do Baetão.

Por volta das 10h, foi iniciada procissão com a imagem do santo guerreiro percorrendo as principais ruas da cidade em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. O ato saiu da sede da Afecab, no Jardim Represa, e terminou no centro esportivo, onde os fiéis estavam concentrados. São Jorge foi celebrado com muitas palmas, cantos e músicas africanas. "O santo, que na nossa religião é Ogum, veio à Terra abrir o caminho para o ser humano conviver em harmonia no dia a dia. Por isso, é nosso guerreiro na luta por vitórias", explicou a fundadora e presidente da Afecab de São Bernardo, Maria Emilia Campi, conhecida como mãe Emilia.

Além das celebrações religiosas, o evento contou com atividades culturais de origem afro, como músicas, danças, jogos, roupas e comidas típicas. "Não é apenas um ato religioso, serve para derrubarmos os preconceitos que existem até hoje contra os dogmas afro-brasileiros", comentou a organizadora da festa.

Mãe Emilia disse que esse tipo de comemoração é importante para mostrar à comunidade como são as tradições do Candomblé e Umbanda. "É a forma de divulgar e expressar coletivamente nossa fé. Não fazemos parte de religião satanista, como muita gente fala de forma desinformada. O importante dessa festa é mostrar que lutamos pelo fim do preconceito e intolerância religiosa. Não pedimos para ninguém nos aceitar, só queremos ser respeitados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;