Política Titulo Eleição de 2014
Ideal seria dobrada
única do PT, diz Donisete

Prefeito de Mauá, porém, afirma que o partido precisa se preparar em caso de disputa interna

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
20/05/2013 | 07:08
Compartilhar notícia


Mesmo evitando declarações acerca de eleições de 2014, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), admitiu que o ideal no PT seria uma dobrada única de deputados estadual e federal no município. Por ora, o chefe do Executivo não vê problema com quantidade de pré-candidaturas no petismo e crê em afunilamento de nomes para o próximo pleito, embora alerte que a agremiação terá de se preparar para possível concorrência interna.

Cinco nomes despontam como pré-candidatos para a eleição do ano que vem. Para deputado federal, o partido está entre o vice-prefeito, Hélcio Silva, e o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana. Na disputa de deputado estadual, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Junior, tem candidatura certa, enquanto o vereador José Luiz Cassimiro possui o aval do ex-prefeito Oswaldo Dias. Corre por fora o vereador Marcelo Oliveira.

"O PT vai colocar as candidaturas do Hélcio, do Paulo, Rogério e Cassimiro em discussão e a gente vai afunilar para termos não apenas nomes para representar o partido como também termos opções com condições de eleger. Mas nem sempre na política consegue o ideal. Se lançarem mais de uma candidatura (a cada cargo eletivo), teremos que tocar com o cenário que será montado", analisou o prefeito.

Por enquanto, a possibilidade mais iminente na corrida por uma cadeira no Congresso é um acordo entre Rogério e Hélcio. Ambos já iniciaram o diálogo em torno de candidatura única, por concordarem que duas chapas inviabilizariam sucesso nas urnas. A desistência de Rogério pode ser antecipada se o vice-prefeito assumir o cargo em Brasília. Hoje, ele é o primeiro suplente do PT na Câmara dos Deputados.

Em relação à Assembleia Legislativa, o contexto que se desenha é para duas candidaturas do PT em Mauá. Paulo Eugenio terá o apoio pesado de Donisete, enquanto Cassimiro quer aproveitar o capital político de Oswaldo. Os dois já se mexem para viabilizar suas empreitadas ao Parlamento paulista.

"Quem é pré-candidato tem toda a liberdade de conversar com todo o mundo, até para chegarmos no ano que vem para afunilarmos as candidaturas. Esse é o processo. Estou calejado, pois fui candidato a deputado estadual e sei o que é isso", considerou Donisete.

Quatro vezes deputado estadual, Donisete também protagonizou disputas internas no PT de Mauá na empreitada para Assembleia Legislativa. O petista enfrentou Wagner Rubinelli (1998), Paulo Eugenio (2006) e o ex-vice-prefeito Márcio Chaves (2010). Em todas as ocasiões, somente ele teve sucesso nos pleitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;