Setecidades Titulo Trânsito
Fluxo na Av. Lions
cresce 128% em um ano

Inauguração da pista rebaixada completa
um ano no dia 19; ainda há o que ser feito

Fábio Munhoz
fabiomathias@dgabc.com.br
13/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


O número de veículos que passam pela Avenida Lions, em São Bernardo, teve aumento de 128,5% nos horários de pico após a inauguração da pista rebaixada. A Nova Lions, como foi batizada a via expressa, foi inaugurada em maio do ano passado e aumentou a capacidade do corredor, que integra uma das principais ligações entre Santo André e Diadema.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, antes da obra, cerca de 7.000 veículos passavam diariamente pela avenida, contando os picos da manhã - das 6h às 9h - e da tarde, entre 14h e 19h. Agora, o movimento é de 15 mil passagens apenas na pista expressa. Na via local, a demanda é de 1.000 veículos. A remodelação da Lions foi feita em 25 meses e custou R$ 39 milhões, sendo parte financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Com a Nova Lions, a capacidade total do corredor foi ampliada em 66,6%, passando de seis para dez faixas de rolamento. Na pista rebaixada, com extensão de pouco mais de 900 metros, não há semáforos, devido à construção de viadutos de transposição nas avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro e na Rua Brasil. A eliminação dos cruzamentos em nível diminuiu o tempo de deslocamento. "Hoje, mesmo com congestionamento, a travessia leva, no máximo, 15 minutos. Antes, chegava a 45 minutos", comenta o secretário. A lentidão provocava reflexos no Corredor ABD, em Diadema, e na Avenida Prestes Maia, em Santo André.

Na via local, o tempo dos semáforos foi reduzido, devido à diminuição da demanda. Antes da obra, os motoristas que trafegavam pela Senador Vergueiro tinham de esperar pouco mais de cinco minutos para atravessar a Lions. O tempo de passagem era de um minuto e 40 segundos. Hoje, o sinal fica vermelho por cerca de 55 segundos.

Silveira Campos informa que, com a abertura da Nova Lions, houve diminuição nos congestionamentos em avenidas paralelas, como Winston Churchill, Afonsina e São João Batista. A assessoria de imprensa da Prefeitura, no entanto, não divulgou o volume diário médio nas vias citadas.

Apesar das melhorias, ainda é possível observar um gargalo no corredor. Nos horários de pico, agentes de trânsito interditam parcialmente a faixa da direita, no sentido Diadema, após a saída da Avenida Caminho do Mar. O objetivo é facilitar o acesso e evitar colisões laterais. O secretário garante que a medida será interrompida após reabertura de passagem por trás da empresa Termomecânica, prevista para ser feita daqui a três meses. Para o ano que vem, são planejadas remodelações viárias e nova saída da Via Anchieta.

Na direção oposta, são registrados engarrafamentos em direção a Santo André, principalmente no pico da tarde. No mesmo mês da inauguração da Nova Lions, o então prefeito andreense Aidan Ravin (PTB) instalou semáforo para pedestres na Avenida Prestes Maia, nome que a via ganha após a divisa. O atual mandatário, Carlos Grana (PT), já anunciou que eliminará o sinal após construção de passarela em frente ao núcleo Tamarutaca, prevista para ficar pronta até o fim deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;