Cíntia Bortotto Titulo
Bullying no ambiente de trabalho

Fiqye atento para evitar comportamento exercido por colegas

Cíntia Bortotto
25/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Por conta do massacre ocorrido na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, no início do mês, muito se tem comentado na agenda pública sobre a prática do bullying. Mas será que o bullying também pode acontecer no ambiente de trabalho?
Primeiramente, vamos entender como acontece este tipo de problema. Bullying é o processo da prática da violência psíquica ou física exercida pelos ‘valentões' (ou bullies), contra uma pessoa ou grupo de pessoas incapazes de se defender. Normalmente, é uma prática que acontece nas escolas.
No entanto, este comportamento também pode acontecer no ambiente de trabalho quando um grupo de funcionários, em geral colegas de trabalho influentes, passam a violentar física ou psicologicamente outros colegas. Algumas formas mais comuns de manifestação do bullying no ambiente de trabalho são:
- espalhar comentários maldosos sobre os colegas;
- isolar propositadamente a vítima, incluindo intimidação a pessoas que queiram se relacionar com ela;
- ridicularizá-la sobre a forma de se vestir, a religião, a etnia, incapacidades ou deformidades;
- insultar a vítima, principalmente na frente de outras pessoas;
- dizer que a pessoas não serve para nada ou não aprende o que foi ensinado, colocando em cheque sua autoestima;
- ataques físicos ao corpo da pessoa, principalmente nos banheiros da empresa, durante o banho ou a troca de roupas;
- esconder pertences e fazê-la acreditar que ‘roubaram';
- dar ordens à vítima para que ela se comporte de maneira que não quer sob ameaças de maus-tratos;
- usar as redes sociais e outras tecnologias de informação para constranger a vítima;
- chantagear.
No ambiente corporativo, as vítimas de bullying normalmente são pessoas com características similares às que sofrem bullying na escola, ou seja, pessoas mais tímidas, ou com características físicas mais peculiares, pessoas que não conseguem se defender quando a prática começa, ou pessoas ‘invejadas' pelos valentões, ou por comportamentos ou por resultados que alcançam.
ENFRENTANDO O PROBLEMA
Para diagnosticar o bullying no ambiente de trabalho, sugiro aos líderes observar o comportamento dos funcionários. Se você perceber que alguém está mais isolado do grupo, mais arredio e não tem gostado de brincadeiras entre eles, ou se tem se ausentado mais do trabalho principalmente por motivos de saúde (algumas pessoas somatizam o problema) e queda no desempenho, fique atento: pode estar ocorrendo bullying.
É esperado do líder que ele mantenha um ambiente de trabalho sadio, tanto física quanto psicologicamente. Assim, faz-se necessário intervir na situação. É preciso ter uma conversa sincera e isolada com a vítima e punir os agressores, com as devidas ações disciplinares previstas pela empresa.
É importante lembrar que, neste processo, na maioria das vezes, a vítima tem dificuldade de pedir ajuda, e isso reforça a importância da observação e eventual intervenção do gestor. Mas, se a vítima conseguir forças para procurar ajuda, deve falar com seu chefe ou com o departamento de recursos humanos. Eles não poderão ficar alheios à situação, deverão investigar, orientar. Se houver um departamento específico para denúncias como um ombudsman, auditoria interna, eles também são canais confiáveis. Eu mesma já vi situações em que um dos meus grupos de subordinados exagerou nas brincadeiras com um dos integrantes. Conversei com as pessoas mais influentes da equipe sobre os possíveis sentimentos da vítima e pedi para que a pessoa se colocasse no lugar dela. Disse que contava com ela para que aquilo não continuasse. Embora fosse algo ainda leve, estava incomodando um dos integrantes da minha equipe, então resolvi interceder. Felizmente, tudo acabou bem. As pessoas se aproximaram e passaram a ter uma convivência melhor.
Mas já vi casos mais graves no chão de fábrica, que chegavam a brincadeiras de mão e agressões. Ao falar com os envolvidos, o que eu escutava era: "Não é nada, é só uma brincadeira". Mas eu reforçava que a companhia não permitia aquele tipo de brincadeira. Temos de nos posicionar. Ao vir a prática de bullying, seja na escola ou no ambiente de trabalho, algo precisamos fazer: denunciar, conversar e trabalhar em prol de um ambiente melhor, seja para estudos seja para o trabalho. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;