Setecidades Titulo Falta de infraestrutura
Crianças andam na terra para irem à escola em S.Bernardo

Ponto final dos ônibus fica em rotatória que é asfaltada, na Rua da Educação, na Vila São Pedro

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
19/08/2021 | 04:54
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Rua da Educação, Vila São Pedro, em São Bernardo. O nome sugestiona que a Prefeitura cuidaria bem da via, mas não é bem isso que acontece. Parte da rua, principalmente no trecho que pertence ao Grotão, núcleo precário dentro do bairro, sequer há asfalto e muitas crianças têm que encarar o pó e a lama para se locomover, principalmente no caminho para ir e voltar da escola.

As vans e os ônibus escolares têm o ponto final em uma rotatória, no fim do trecho asfaltado. Dali em diante as crianças e seus familiares precisam caminhar em torno de 15 minutos até chegar em suas casas. Em dias de chuva a situação fica ainda pior em razão da lama.

“Quando chove a rua fica toda cheia de lama, os veículos não passam e as crianças não conseguem chegar até o ponto para pegar o veículo escolar”, lamentou Rodolpho Aparecido, uma das lideranças de moradores do Grotão.

Aparecido relata que, durante o período eleitoral, tanto o prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), como o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima (PSD), e até o vereador e primo do vice Danilo Lima (PSDB) estiveram no local e indicaram soluções. “Eles vieram aqui, prometeram diversas melhorias para a gente e até agora nada. Prefeito, vice-prefeito e o vereador disseram que iam colocar asfalto e nunca mais retornaram”, explicou Aparecido, sem esconder a decepção com a atitude.

Além da falta de asfalto, outra reclamação dos moradores do Grotão é sobre o ponto de ônibus, o único mais próximo do núcleo, que foi retirado pela Prefeitura após uma obra no local. A parada fica na rotatória onde os ônibus escolares e vans manobram para pegar as crianças para levá-las às escolas. Depois que o ponto foi retirado pela administração, os moradores colocaram um tronco no chão para que os estudantes e outros moradores do local utilizassem como descanso no aguardo do transporte coletivo. Quase um ano depois, a Prefeitura instalou o ponto, mas sem a cobertura, assim os moradores da região têm de esperar os ônibus debaixo de Sol ou de chuva.

A equipe de reportagem visitou a área, permaneceu no local por uma hora e meia e testemunhou as vans escolares deixando as crianças na rotatória, última parte da Rua da Educação que tem pavimento. “Eles (Prefeitura) retiraram o ponto ainda no ano passado e não colocaram mais. Nós que colocamos um tronco de árvore que fazia as vezes de parada de ônibus. Agora colocaram o ponto, mas sem a cobertura”, esbravejou Aparecido.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que o núcleo Grotão passa por pacote de melhorias. A administração alega que o projeto inclui recapeamento asfáltico, colocação de guias e sarjetas e construção de muro de contenção. “Sobre a Rua da Educação, a administração destaca que foram realizados serviços de pavimentação, que foram concluídos em março”. Além disso, a administração municipal declarou que a cobertura do ponto de ônibus está sendo recolocada.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;