Esportes Titulo
Andreense participa de maratona na Disney
Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
11/01/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A paixão pela corrida atingiu em cheio o andreense Ademir Auada e mudou sua vida. O consultor empresarial, 61 anos, começou a correr oito anos atrás e nunca mais parou. Já disputou provas em várias partes do mundo e hoje encara a Maratona da Disney, na Disneylândia (Estados Unidos).

O desafio de Auada na Disney não se resume apenas aos 42.125 metros de hoje. Na verdade, teve início ontem, quando ele correu outros 21 quilômetros. "Quem disputa a meia-maratona ganha a medalha do Donald; quem termina a maratona leva a do Mickey e quem corre as duas provas recebe a medalha do Pateta. Me sinto muito gratificado, porque menos de 4.000 pessoas de todo o planeta atingem esse objetivo", afirma.

Auada descobriu o mundo das corridas por acaso. Aconselhado por um médico, resolveu arriscar os primeiros passos. Gostou e, em junho de 2001, participou da primeira prova, a Olimpic Day Run, em São Paulo, com apenas cinco quilômetros. Daí para frente não parou mais. "Três meses depois, eu já disputava a meia-maratona da Argentina, em Buenos Aires", recorda o corredor.

Por questões profissionais, Auada viaja o mundo todo e, sempre que possível, alia o trabalho com o prazer de correr. Em uma dessas provas, no Panamá, ganhou a amizade do maratonista angolano João Ntyamba, que em Pequim tornou-se o único atleta no planeta a participar de seis edições consecutivas dos Jogos Olímpicos.

"Estava um calor de 35° C e a umidade do ar chegava a 100%. Nós conversamos antes da largada, pois éramos os únicos que falávamos português. Quando terminei a prova, ele estava dando entrevistas (foi o vencedor) e, ao me ver, largou os jornalistas e veio me abraçar, dizendo que correu todo o percurso preocupado com minha saúde", relembra.

O atleta veterano tem como meta disputar as cinco maiores maratonas do mundo. O corredor já participou das provas de Nova York, Chicago e Boston. "Faltam apenas Londres (Inglaterra) e Berlim (Alemanha)", aponta. A corrida da capital inglesa será realizada em abril, já a alemã será em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;