Nacional Titulo
Neve volta a cair no sul do país
Do Diário do Grande ABC
16/07/2000 | 17:11
Compartilhar notícia


A neve voltou a cair neste domingo, durante a madrugada, na Regiao Sul do Brasil. Mas, desta vez, em boa parte das áreas, foram vistas pequenas bolinhas de gelo, em vez de flocos, devido às baixíssimas temperaturas, que congelam a neve quando vai caindo. A cidade gaúcha de Sao José dos Ausentes registrou neve granulada e temperatura mínima de cinco graus abaixo de zero, seguida por Bom Jesus, com -4.5 graus.

O excesso de frio voltou a congelar a água nas torneiras, deixando os moradores destas regioes sem água corrente, a nao ser os mais cautelosos. Estes, recolhem a água em panelas, utilizando-a no dia seguinte. O frio e o vento ainda arrebentaram hidrômetros em Sao José dos Ausentes, agravando o problema de fornecimento de água.

Também nevou em Sao Joaquim e outras cidades da serra catarinense, enquanto dezenas de municípios paranaenses registraram fortes geadas e temperaturas negativas.

Outro problema surgiu neste sábado em dois municípios vizinhos de Bom Jesus: Santa Bárbara do Sul e Jaquirana ficaram sem luz. O motivo é que o forte vento, que aumenta a sensaçao térmica do frio, derrubou galhos de árvores que cortaram fios em postes de energia elétrica.

As emergências pediátricas dos hospitais da Criança Santo Antônio, Santa Casa e Clínicas, da capital gaúcha, estavam neste domingo lotadas devido a doenças respiratórias provocadas pelas baixas temperaturas. Paralelamente, como faz sempre a partir dos finais de tarde, equipes da Casa de Inverno percorrem as ruas de Porto Alegre para recolher moradores de rua e, assim, evitar novos casos de mortes de indigentes, que já chegam a sete, incluindo um em Sao Paulo, três no Paraná e três no Rio Grande do Sul. Todas as mortes foram registradas ao longo da última semana, por causa da massa polar.

Um nova massa polar proveniente da Argentina chegou ao Brasil e voltou a baixar as temperaturas nos três estados sulinos. A neve granulada, além de Sao José dos Ausentes e em Bom Jesus, também foi registrada em outros municípios gaúchos como Caxias do Sul, Sao Francisco de Paula, Gramado e Canela, todos na Regiao Serrana gaúcha. Novamente os fortes ventos foram os responsáveis pela sensaçao térmica de 10 graus negativos, durante a madrugada, em Gramado e Canela, o que nao impediu que milhares de turistas, que lotaram a rede hoteleira destas duas cidades, saíssem às ruas para comemorar a queda de neve granulada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;