Economia Titulo
Ascendência do agronegócio estimula pedidos de máquinas
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
06/04/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Após enfrentar forte crise com a baixa do agronegócio, o segmento de máquinas agrícolas retoma as vendas. Em março, foram comercializadas 3.021 unidades. O número representa crescimento de 25,7% sobre as vendas de fevereiro (2,4 mil unidades) e de 34,6% na comparação com março de 2006 (2,2 mil).

No acumulado do trimestre, foram adquiridas no mercado interno 7,228 mil máquinas, o que corresponde a incremento de 24,3% sobre igual período do ano passado, quando 5,815 unidades foram comercializadas.

Segundo análise do presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, a recuperação do setor agrícola é atribuída ao bom comportamento climático, ao preço favorável da soja, à forte demanda do milho e à estimativa de safra, que deverá atingir a marca histórica de 1,31 milhão de toneladas.

"O milho tem espaço no mercado externo porque os estados Unidos está usando boa parte de sua produção para o etanol. No Brasil, o aumento do plantio de cana-de-açúcar para abastecer os postos de combustíveis acaba puxando o setor", completa.

Apesar do quadro favorável, Golfarb é cauteloso. Segundo ele, o Brasil só consegue compensar o descompasso cambial por causa da alta demanda. "Precisamos ver como se comportará ao longo do ano", pondera.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;