Internacional Titulo
Rússia liberta jornalistas ocidentais na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
30/12/1999 | 11:19
Compartilhar notícia


As forças russas libertaram na madrugada nesta quinta-feira vários jornalistas ocidentais detidos na véspera, na Chechênia, mas ameaçaram expulsá-los da Rússia se de novo forem interceptados no interior da república independentista do Norte do Cáucaso sem portar autorizaçao especial.

Um grupo de sete professionais da comunicaçao ocidentais, preso na noite de quarta-feira nos subúrbios da capital chechena Grozny, permaneceu detido durante nove horas na base militar de Mozdok (Osétia do Norte), perto da Chechênia, e foi interrogado pelos Serviços Federais de Segurança (FSB, ex-KGB).

Os correspondentes, apesar de registrados oficialmente em Moscou, devem pedir uma autorizaçao especial ao Estado Maior de Mozdok para entrar na Chechênia e devem ser escoltados a todo momento por militares, segundo as autoridades russas. Na prática, no entanto, é impossível obter estas credenciais especiais, inclusive por parte dos jornalistas russos.

Inicialmente, a polícia da república da Inguchétia, vizinha da Chechênia, havia anunciado a prisao de seis jornalistas ocidentais: Marcus Warren, do Daily Telegraph de Londres, Rodrigo Fernández, do El País, David Filipov, do Boston Globe, Daniel Williams, do Washington Post, Ricardo Ortega e Teimuraz Gabashvili, da televisao espanhola Antena 3. Um fotógrafo independente, Michael Yassukovich, também estava com eles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;