Cultura & Lazer Titulo
Coralusp se apresenta em Mauá
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
11/12/2004 | 11:02
Compartilhar notícia


Pelo terceiro ano consecutivo Mauá terá a chance de apreciar as qualidades artísticas do Coralusp (Coral Universidade de São Paulo). Cerca de 200 integrantes do grupo criado por Benito Juarez em 1967 sobem neste sábado, às 21h, ao palco do Teatro Municipal, para um concerto que integra os festejos dos 50 anos de emancipação política da cidade. Às 20h haverá a abertura com o Coral do Mauá Plaza Shopping. E neste domingo também tem programa especial, o espetáculo infantil Palavra Cantada, às 16h, no mesmo local. Os eventos têm entrada franca.

Assim como em 2002 e 2003, o Coralusp levará a Mauá um repertório eclético, mas agora com algumas modificações. Estão confirmadas, por exemplo, Eu Sei que Vou te Amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; Sing of Spring, de George e Ira Gershwin, e Verano Porteño, de Astor Piazzola.

De acordo com o maestro Benito Juarez, a apresentação deste sábado contará com cinco dos 11 grupos que hoje formam o Coralusp. Cada um tem entre 30 e 40 componentes, além de seu próprio regente. A batuta, então, se revezará nas mãos de Vera Novack, Paula Christina Monteiro, Mauro Aulicino, André Juarez e Márcia Hentschel. Primeiro, cada coral cantará duas ou três músicas. No final, todos juntos entoarão uma canção, provavelmente com tema natalino.

Mas isso não quer dizer que o público terá diante de si cinco grupos heterogêneos. Os corais têm a mesma capacidade técnica e perfil artístico. As turmas só foram criadas para facilitar os trabalhos, pois o Coralusp atua em mais de um endereço.

E o mais interessante é que o Coralusp tem uma identidade própria, desenvolvida já a partir de sua fundação, em 1967. A idéia era fundir a música erudita e a popular, a tal ponto que a popular soasse mais sofisticada e a erudita tivesse a mesma comunicabilidade da primeira. "À época, isso foi absolutamente inovador. Hoje, esse conceito já está mais que assimilado", afirma Juarez.

O maestro faz questão de irradiar esse jeito de fazer música para corais. Um modo que privilegia, sobretudo, a polifonia nos arranjos. Todo o acervo do Coralusp, hoje com cerca de 6 mil obras, é colocado à disposição de grupos do país. "Fazemos isso com grande entusiasmo, porque é algo extremamente importante", afirma.

Em 37 anos de existência, o Coralusp já rendeu ótimos frutos. Há um título gravado em vinil e dois em CD. A média de concertos é de 130 por ano e, nesse currículo, constam apresentações nos Estados Unidos e países europeus e africanos.

Muitos de seus integrantes seguiram carreira artística, até porque todos são preparados com aulas de técnica vocal, história da música, harmonia, regência e coral. Por lá já passaram nomes conhecidos, como Chico César, cantor e compositor de MPB, e a revelação Negra Li, que recentemente lançou seu primeiro disco pela Universal Music.

Antes do Coralusp, haverá a apresentação do Coral do Mauá Plaza Shopping, com repertório natalino. Regido por Kleber Ferraz, o grupo lança seu primeiro CD.

Palavra Cantada – Ótima opção para as crianças, o espetáculo Palavra Cantada é a atração de domingo, às 16h. Sandra Peres e Paulo Tatit mostram, com o uso de instrumentos convencionais e objetos como colheres e latas, músicas especialmente criadas para as crianças brasileiras. A discografia da dupla, com oito títulos, já rendeu quatro prêmios Sharp de melhor álbum infantil.

Coralusp – Concerto. Neste sábado, às 21h, com abertura feita pelo Coral do Mauá Plaza Shopping, às 20h. Palavra Cantada – Espetáculo infantil. Neste domingo, às 16h. Ambos no Teatro Municipal de Mauá. – r. Gabriel Marques, s/nº. Tel.: 4555-0086. Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;