Internacional Titulo
Afeganistão: Karzai diz que luta antidrogas será sua prioridade
Por Da AFP
30/10/2004 | 19:46
Compartilhar notícia


O atual presidente afegão, Hamid Karzai, cuja vitória nas eleições presidenciais de 9 de outubro é certa, embora ainda não oficial, declarou neste sábado que a luta contra as drogas será sua principal prioridade e pediu ajuda à comunidade internacional.

"Concentraremos todos nossos recursos na erradicação, proibição e destruição de laboratórios de fabricação de heroína", declarou o presidente, segundo um comunicado divulgado pela presidência.

"Mas necessitamos também do apoio da comunidade internacional para dar um modo de vida alternativo aos agricultores", acrescentou.

Karzai venceu as eleições no primeiro turno, mas a comissão eleitoral precisa ainda declarar válida a votação e anunciar oficialmente sua vitória.

Trinta e cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do Afeganistão procede do cultivo de ópio, que alimenta mais de 80% do mercado europeu de heroína. A ONU (Organização das Nações Unidas) publicará em 4 de novembro seu informe anual sobre a produção de droga no Afeganistão, que continua crescendo consideravelmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;