Economia Titulo
Atividade cria 9,8 mil vagas no ano
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
27/07/2006 | 07:35
Compartilhar notícia


Outros dados do atual boletim do Observatório Econômico atestam que as atividades de serviços têm assumido um papel cada vez mais relevante na economia regional. Neste ano – de janeiro a maio –, esses segmentos geraram 9,8 mil empregos. Foi o maior saldo de vagas na comparação com o criado na indústria, comércio ou na administração pública. As informações foram colhidas da Rais e do Caged (Relação Anual de Informações Sociais e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Houve expansão de postos de trabalho, principalmente em empresas de alojamento e alimentação (hotéis, bares e restaurantes), na área imobiliária, em transporte e comunicações (que inclui empresas de logística, telemarketing) e em escolas públicas e privadas.

O ensino foi um dos destaques. No Grande ABC, foram gerados nessa área 2.248 vagas, crescimento de 11,7% em relação aos empregos que havia nas escolas dos sete municípios em dezembro último (19.185). A principal contribuição veio de Santo André, onde houve 1.442 contratações nos primeiros cinco meses do ano, uma alta de 20%.

No mesmo período, a indústria da transformação criou 3,3 mil empregos. Nessa área, os ramos que mais se destacaram, percentualmente, foram o de madeira e mobiliário, que registraram saldo positivo de 325 admissões (alta de 5%) e de materiais elétricos, com 360 aberturas de vagas (4%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;