Setecidades Titulo
Estado lança programa de ensino técnico gratuito
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
10/07/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


Está marcado para às 11h de amanhã, o lançamento do Programa Rede Ensino Médio Técnico, que dará a oportunidade aos alunos do 2º ano da rede estadual de ingressarem em cursos profissionalizantes em instituições particulares. O projeto beneficiará estudantes de 155 municípios do Estado. A cerimônia será no Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Participarão do projeto cidades com mais de 40 mil habitantes. As sete cidades da região se encaixam no perfil. Atualmente, cerca de 11 mil estudantes estão matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais da região.

O objetivo da parceria com as instituições privadas é ampliar o acesso dos jovens do ensino médio à rede técnica. Os cursos, ainda não divulgados, terão início em outubro e têm duração de um ano. A partir da semana que vem, instituições interessadas poderão se inscrever no programa. No fim de agosto será publicada a relação das escolas credenciadas e os respectivos cursos. As inscrições dos alunos poderão ser feitas entre 23 de agosto e 4 de setembro.

Os alunos também terão a chance de ingressar nas instituições públicas Centro Paula Souza e no Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para serem avaliados, serão submetidos à prova. Para ter acesso às bolsas de estudos integrais nas instituições particulares será realizado sorteio das vagas no dia 5 de setembro. Na semana seguinte, os estudantes poderão se matricular.

Para a dirigente da Diretoria de Ensino de São Bernardo, Suzana Dechechi de Oliveira, a chance pode transformar a carreira de milhares de jovens. "Hoje o aluno da escola pública não tem muita perspectiva de cursar faculdade. Isso acaba desmotivando. O objetivo é que o aluno termine o ensino médio com diploma de curso técnico. Há falta de mão de obra destes profissionais em empresas. O programa unirá as duas necessidades", analisou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;