Política Titulo Ações
Na Saúde, Bonome realça UBSs com especialidades

À frente da Pasta em S.Caetano, secretário destaca ações e revela gargalo de fora da cidade

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
10/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Secretário interino de Saúde em São Caetano e titular da Pasta de Governo na cidade, Nilson Bonome (PMDB) discorreu que seu período à frente da secretaria será marcado por prioridade e ênfase ao programa Especialista Perto de Você, que leva até os equipamentos especialidades de maior demanda (dermatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, ginecologia, obstetrícia, neurologia e neurocirurgia) – uma a cada dia da semana por unidade. O peemedebista está desde o dia 3 no comando do setor, no lugar do titular Jesus Gutierrez, que está em férias, e irá coordenar a área até segunda-feira.

Bonome revelou satisfação com o novo programa, lançado no mês passado. “Está em todos equipamentos o calendário com os dias de cada especialista. E a população está aprendendo a utilizar. Essa ação ocorre junto com o atendimento estendido das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ressaltando que o clínico geral atua junto”, destacou, referindo-se ao Programa Terceiro Turno, também recentemente implementado pela administração, que ampliou atendimento nas UBSs até as 23h.

Com atuações também na Educação, Planejamento e Serviços Urbanos no governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), Bonome prometeu priorizar campanha de conscientização, vislumbrando ações integradas entre secretarias na administração.

O peemedebista relembrou o episódio do menino de 4 anos que morreu em decorrência de picada de escorpião em Ibirá, região Norte do Estado, citando que na cidade haverá ação de conscientização. “Estamos iniciando campanha de informação sobre prevenção e ações neste aspecto. Vamos fazer um trabalho conjunto com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)</CF> e prevenir”, considerou.

Essa ação será coordenada pelo diretor do departamento, Caio Williams, que elencou itens da estratégia de campanha. “A situação em que o menino morreu foi por causa de uma picada do escorpião amarelo, conhecido como urbano. Sua aparição ocorre em ambientes de construção. Acertamos divulgar informações para lançar junto com a campanha de prevenção da dengue. Será possível levar o conhecimento a muitos moradores”, comentou Williams.

GARGALO
Bonome exaltou o resultado nas ações da Saúde em meio a recente mapeamento que, segundo ele, mostrou que 60% dos atendimentos em equipamentos públicos são de pessoas de fora do município. “Fiz de imediato uma triagem em toda a área, que estamos atendendo bastante gente de fora da cidade. Isso é crucial. O morador tem prioridade, mas nós não podemos negar atendimento. Isso atrapalha qualquer gestão, porém conseguimos fazer um serviço eficaz”, adicionou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;