Esportes Titulo
Neymar embala estreia de Muricy Ramalho
Das Agências
10/04/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O cenário é bem adequado à estreia de Muricy Ramalho, que comanda o Santos já classificado contra o Americana, às 18h30 de hoje, no Interior. Apesar dos muitos desfalques, a presença dos atacantes Neymar e Zé Eduardo - e do meia Elano - suspensos na Copa Libertadores pelas recentes expulsões - sugere um charme todo especial ao mistão alvinegro. Agora ao ritmo do badalado Muricy, os visitantes não têm nada a perder. Portanto, os donos da casa que se virem para manter as chances de ainda entrar no G-8 nos dois últimos rounds do Campeonato Paulista.

Se os três titulares mais importantes dão a necessária retaguarda aos coadjuvantes, Muricy preferiu poupar os zagueiros Edu Dracena e Durval, além do lateral-esquerdo Léo. A estratégia é guardá-los para o próximo combate no torneio sul-americano (o Cerro Porteño no terreiro dos paraguaios). Bruno Aguiar, Alex Sandro e Rodrigo Possebon são algumas alternativas do técnico.

Aparentemente, não haverá maiores cobranças em cima de Muricy, que inicia como substituto de Marcelo Martelotte sem pressão alguma dos dirigentes ou mesmo dos torcedores. Nas atuais circunstâncias, nem seria diferente para quem encontra o Santos antecipadamente assegurado às quartas de final do Paulistão. O que seguramente não aconteceria na fase decisiva do Estadual ou mesmo na sequência da Copa Libertadores. Caso contrário, o clube não precisaria contratá-lo como se buscasse o salvador da pátria antes ameaçada na equilibrada disputa continental. A vitória sobre o Colo Colo, quarta-feira, em casa, resgatou a briga pela vaga.

Se o confronto de hoje não prevê piores desafios - apenas a defesa da honra e da ascensão na tabela para se aproximar ainda mais dos primeiros colocados - Muricy pede, apesar de tudo, muita superação do grupo.

No Americana, a ordem do técnico Toninho Cecílio é esquecer a superioridade indiscutível do Santos para retomar o embalo do começo da temporada e reingressar no bloco dos melhores.

A equipe local chegou a disparar nas primeiras rodadas para dividir a ponta. Mas, aos poucos, não resistiu à queda livre. De repente, porém, iria mostrar sinais de recuperação.

 

Novatos do Peixe destacam estilo do novo comandante

 Aqui é trabalho. Na prática, os jogadores do Santos puderam sentir na própria pele uma das frases mais características de Muricy Ramalho ao falar de si mesmo para destacar o estilo de um dos principais colecionadores de títulos do futebol brasileiro. Bastaria ver o que aconteceu no treino de sexta-feira no CT Rei Pelé.

Apesar de tudo, o zagueiro Bruno Aguiar, uma das mudanças confirmadas contra o Americana, hoje à noite, no Interior, não tinha motivos para reclamar dos métodos do comandante. Ao contrário: era só elogios ao estilo do chefe atual. "É sair de campo e seguir direto para descansar na cama", comparou o substituto do experiente Edu Dracena.

O lateral-esquerdo Alex Sandro, que atuou na Seleção sub-20, igualmente assegurado no duelo do Estádio Décio Vitta, é outro que notou a diferença. "Acho bom que assim seja. Só vejo vantagens. Você é obrigado a se esforçar mais para pegar o ritmo ideal de jogo", acredita.

Ambos estavam um tanto esquecidos nos tempos de Marcelo Martelotte. Portanto, a chance oferecida pelo novo treinador os anima na briga para ganhar mais espaços na equipe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;